Virtuosi retorna com edição presencial em Gravatá, nesta quarta (18)
12ª edição do Virtuosi será gratuita, de 18 a 21 de agosto, na Igreja Matriz de Sant'Ana
Depois de dois anos sem edições presenciais, o Virtuosi se reencontrou o público em 2022, nas edições de sucesso no Recife (maio) e em Garanhuns (julho), e agora se prepara para retornar também em Gravatá. De 18 a 21 de agosto, o 12º Virtuosi Gravatá apresenta cinco concertos de música erudita na Igreja Matriz de Sant'Ana, com entrada franca.
Homenageado em todas as cidades por onde passou, o maestro Rafael Garcia, criador do Virtuosi, falecido em outubro do ano passado, será reverenciado também em Gravatá. Ana Lúcia Altino, cocriadora do evento, foi casada com o maestro Garcia por mais de cinco décadas e assumiu este ano a direção do festival. "Foi uma grata surpresa da Prefeitura de Gravatá a realização do 12º Virtuosi ainda em 2022 na cidade. Será uma programação mais enxuta, mas belíssima", diz Ana Lúcia.
Destaques da programação
Premiado com o Finalist Prize no XIX Santander International Piano Competition (Espanha), o pianista paulista Lucas Thomazinho abre a série de concertos na Igreja Matriz de Sant'Ana, na quinta-feira (18), às 19h30. O músico apresenta robras de Heitor Villa-Lobos, Maria Szymanowska, Richard Wagner e Franz Liszt.
Na sexta-feira (19), às 19h30, é a vez da apresentação da primeira harpista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e professora da classe de harpa da UFRJ, Cristina Braga. Ela selecionou obras de Chico Buarque e Milton Nascimento, Jacob do Bandolim e do harpista celta Turlough O'Carolan, entre outros. Harpista e cantora, é responsável pela divulgação de uma harpa brasileira de jazz no mundo.
Leia também
• Virtuosi na Serra: 16ª edição integra programação do Festival de Inverno de Garanhuns
• Confira a programação do 14º Festival Virtuosi Brasil
• XIV Virtuosi Brasil: festival acontece em maio no Teatro Luiz Mendonça
Do erudito ao popular
No sábado (20), às 20h30, Edson Cordeiro sobe ao palco, acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão, com programa de compositores como Vivaldi, Mozart, Bizet e Bach, além de Dominguinhos. Natural de São Paulo, o artista tem como marca o a amplitude e timbre vocal de contratenor e o repertório eclético, que inclui ópera, bossa nova, pop e jazz. Também no sábado (20), às 11h, o jovem pianista Luis Felipe de Oliveira, 25 anos, natural de Gravatá, também se apresenta, às 11h, interpretando Beethoven, Chopin, Debussy e Villa-Lobos.
No encerramento (21), às 11h, terá Flauta de Bloco interpretando Sivuca, Edson Rodrigues, Alceu Valença, Antônio Maria, Nelson Ferreira. Formado por flautas doces, contrabaixo acústico, violão e percussão, o conjunto criado em 2008 vem se debruçando sobre os gêneros musicais pernambucanos através da produção de pesquisas e repertórios.
O festival e o homenageado
Um dos maiores festivais de música de câmara do Nordeste, o Virtuosi começou sua história em 1998, criado pelo casal Rafael e Ana Lúcia Garcia. Ao longo das edições, reuniu grandes artistas e realizou mais de 20 edições do festival em Pernambuco, na Capital e no Interior do Estado, em cidades como Gravatá, Garanhuns (Virtuosi na Serra) e Belo Jardim, além de eventos especiais como o Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI, com masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades.
O violinista, professor e maestro Rafael Garcia era chileno de nascença e pernambucano de coração. Em 2005, ganhou o título de Cidadão Pernambucano pelos serviços prestados à cultura. Criou, com Ana Lúcia, a Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste. Faleceu aos 77 anos, em decorrência de um câncer.
Programação XII Virtuosi Gravatá
Igreja Matriz de Sant'Ana
Entrada Franca
Dia 18 de agosto (quinta-feira)
19h30 - Lucas Thomazinho, piano
Dia 19 de agosto (sexta-feira)
19h30 - Cristina Braga, harpa
Dia 20 de agosto (sábado)
11h - Luis Felipe de Oliveira, piano
20h30 - Orquestra Jovem de Pernambuco
Edson Cordeiro
Nilson Galvão, regente
Dia 21 de agosto (domingo)
11h - Flauta de Bloco