Vitor Araújo lança EP 'M-II' em parceria com outros artistas
Neste segundo EP do selo Mercúrio, a parceria é com Kiko Dinucci, Surma (PT), Cadu Tenório e Miazzo e Lucindo
Dando sequência a uma série de lançamentos de EPs construídos em parceria com artistas dos mais variados universos musicais, o pernambucano Vitor Araújo estreia Mercúrio "M-II", segundo EP deste projeto, que chega nesta terça-feira (22) nas plataformas de música, com distribuição da Altafonte. Desta vez, a parceria é com Kiko Dinucci, Surma (PT), Cadu Tenório e Miazzo e Lucindo.
Cada um desses artistas construiu e produziu uma das quatro faixas que compõem “M-II” imprimindo sua estética pessoal. "Este projeto tem a proposta caminhar tortuosamente pelas concepções sonoras absolutamente distintas de cada um desses colaboradores, formando assim uma miríade de referências musicais conflituosas entre si - o que espelha de certa forma a ebulição do tempo em que vivemos", explicou Vítor.
Em “M-II”, o que vemos são as faixas do EP anterior, “M-I”, re-trabalhadas. O experimento proposto por Araújo é o de observar, durante uma série de EP’s, as músicas sendo gradativamente desconstruídas ao passar de mão em mão pelos diferentes artistas, como num eterno jogo de remixar o já remixado a cada nova etapa.
Ouça:
Leia também
• Raphael Costa faz show de apresentação do seu novo disco
• Rodrigo Sant'Anna e Junior Figueiredo lançam curso de roteiro para comédia
• Silvério Pessoa estreia single 'Caveira de Cavalo' e anuncia novo disco
"Mercúrio é o segundo EP com pós-estudos sobre "Levaguiã Terê" e traz com ele justamente a oportunidade de ouvir artistas diferentes re-compondo o mesmo material, e com isso observar como a mesma matéria-prima pode se transformar em resultados finais tão singulares e tão distantes entre si ao serem manipulados por visões artísticas únicas e dessemelhantes", concluiu.
Selo Mercúrio
Mercúrio' é um projeto que vai além dos supracitados EP's: ele é um selo criado e gerido pelo próprio artista, denominado M/FM, que tem como proposta servir como cano de escape às produções mais experimentais e às obras mais abertas de Araújo, além de se configurar como meio de exposição ao público de seus processos criativos.
O selo conta também uma plataforma de streaming própria, hospedada na url mercurio.live, onde o público poderá ouvir alguns conteúdos exclusivos para além do que constará nas plataformas digitais 'major' e no Bandcamp.
Além de selo e EP, Mercúrio também chega em formato de peças de roupas, uma parceria com a marca MOLETT, que criou uma coleção exclusiva de peças concebidas pelo artista visual Raul Luna e desenhadas pela estilista Bárbara Monteiro.
Apesar dos lançamentos musicais previstos para 2022 serem experiências capitaneadas artisticamente pelo próprio Vitor Araújo, o selo tem a intenção de lançar também trabalhos de outros artistas no futuro. Para esse atual lançamento de “M-II”, a M/FM traçou uma inédita parceria com o selo pernambucano Zelo.
Outras Parcerias
Vitor Araújo vem na esteira de uma sucessão de parcerias artísticas bastante heterogêneas costuradas nos últimos anos. No âmbito musical, o show em duo de piano e voz com o cantor e compositor Arnaldo Antunes é um grande exemplo: o show 'O Real ao Vivo' com direção musical assinada por ambos os artistas foi indicado ao prêmio APCA de melhor apresentação ao vivo em 2020, e desembocou num disco inédito assinado pelos dois artistas, “Lágrimas no Mar” (Alta Fonte/2021). Fora da música, as colaborações no cinema vão da brasileira Petra Costa ao marroquino Saïd Hamich; e no teatro da europa, com a dramaturga Christiane Jatahy.