Vitrine Lab: curso de distribuição audiovisual abre inscrições
Projeto de capacitação da Vitrine Filmes ocorre de 20 de setembro a 25 de outubro
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Vitrine Lab. O curso livre oferecido pela Vitrine Filmes em formato online, que contou com mais de 600 inscritos na sua primeira turma, é voltado para a capacitação de profissionais do audiovisual no segmento de distribuição.
Segundo Felipe Lopes, sócio-diretor da Vitrine Filmes, o projeto surgiu a partir da percepção de um gargalo no mercado cinematográfico no Brasil. “Mesmo quando falamos de cinema independente, estamos falando de negócios e estratégias. Muitas vezes, a formação no audiovisual é focada apenas no âmbito da produção. A gente quis ir um pouco além e trabalhar a conversa sobre distribuição”, revela.
O curso contará com 11 aulas, realizadas de 20 de setembro a 25 de outubro. Serão mais de 20 horas de conteúdo dividido em duas horas de duração cada aula, todas as segundas e quartas-feiras. Rafael Sampaio, diretor do BRLab, e Cláudia Belém, diretora da agência de comunicação Atômica, estão entre os profissionais que ministrarão os encontros virtuais.
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Graças ao incentivo do edital Proac-SP, a primeira edição do Vitrine Lab foi oferecida de forma gratuita, reunindo 24 participantes. Desta vez, o curso custará R$ 990,00 (dividido em até 12x), mas manterá 10 bolsas integrais para estudantes em vulnerabilidade social. As inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympla.
“Começamos fazendo um recorte de público de pessoas que não têm poder econômico para pagar alguns cursos que existem no mercado, mas a ideia sempre foi fazer algo mais amplo. Esse é um projeto de continuidade, para que a gente possa manter sempre essa troca”, afirma Felipe, em entrevista à Folha de Pernambuco.
Ao longo de dez anos de atuação, a Vitrine já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores. Nos últimos anos, a empresa vem ampliando seu campo de atuação, trabalhando também com capacitação profissional e produção audiovisual. “A gente tem observado mudanças no mercado e possibilidades para atuar em diversas frentes, sempre pensando em cinema”, confirma.
Assim como outras marcas do setor, a distribuidora não deixou de sentir o impacto econômico da pandemia de Covid-19 e o fechamento de salas de cinema entre 2020 e 2021. “O setor do audiovisual brasileiro já vinha passando por uma crise desde 2018, por questões institucionais de redução das políticas públicas. A pandemia veio agravar ainda mais essa situação”, aponta.
Com um faturamento menor em comparação ao período anterior à pandemia, a Vitrine vem apostando em diferentes estratégias para tentar driblar a crise. “Por distribuirmos conteúdo independente, nosso trabalho já era mais desafiador no sentido de buscar as audiências. O que mudou um pouco foi onde encontrá-las. Apostamos em muitos lançamentos simultâneos no streaming e nas salas, o que vem dando certo”, assegura. O documentário "Alvorada", de Anna Muylaert e Lô Politi, e “First Cow”, da diretora Kelly Reichardt, estão entre os títulos lançados pela distribuidora em 2021.