Logo Folha de Pernambuco

Exposição

Vivo promove exposição digital de arte negra do país

As lojas da marca espalhadas pelo Brasil serão transformadas em galerias

Obra Silvana Mendes - Projeto VivoObra Silvana Mendes - Projeto Vivo - Foto: Divulgação

No mês da Consciência Negra, a Vivo lança uma exposição digital de arte negra do país, com o projeto “Telas Pretas”.

A iniciativa reúne artistas negros para uma exposição com obras inéditas, entre os nomes estão : Rainha F, Gabriel Massan, Silvana Mendes e João Moxca.

Cerca de 240 lojas da marca espalhadas pelo Brasil serão transformadas em galerias. O intuito é dar visibilidade e reflexão sobre a representatividade negra na arte brasileira. 

Também foi criada uma música para o projeto “Nosso Reflexo”, interpretada pela dupla Tasha&Tracie e pela cantora, atriz e compositora Aline Wirley.

“O projeto contempla uma pluralidade de perspectivas sobre a cultura afro brasileira”, conta a curadora Igi Ayedun. “Passa por narrativas afrofuturista e por uma ideia interplanetária de negritude”, complementa.

A exposição pode ser vista através das 600 telas nas lojas e redes sociais da marca, além de espaços publicitários espalhados pelo país.

Em Pernambuco, as telas podem ser encontradas nas lojas de Caruaru (Caruaru Shopping), Petrolina (Shopping River), Jaboatão dos Guararapes (Shopping Guararapes) e Recife (Shoppings RioMar, Recife e Tacaruna).

“A Vivo quer seguir buscando caminhos para promover uma sociedade mais inclusiva. A empresa já possui sólidos compromissos e ações focadas em equidade racial, e nos projetos de comunicação a nossa preocupação está centrada na pluralidade, trazendo profissionais negros para atuarem dentro e fora da Vivo”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

“Nossa reflexão parte do apagamento sistemático que artistas negros sofreram ao longo da história, e em como a tecnologia pode contribuir em um processo de transformação e construção de um futuro mais plural", conclui.

Conheça mais dos artistas que compõe o Telas Pretas

Nascida no Maranhão, Silvana Mendes é graduada em artes visuais pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA). Seu trabalho abrange colagens digitais, lambe lambe e fotografia. A artista busca a desconstrução de visualidades negativas e dos estereótipos em corpos negros, ressignificando símbolos e visualidades.

Rainha F estuda Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). e é artista visual, costureira e stylist - quem atua em busca de novas tendências da moda, estilos de roupas, estilos pessoais, cores e maquiagem. Em 2018 teve obras expostas na SP-Arte 2018 e no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica.

Já o carioca Gabriel Massan é artista digital, escultor e artista 3D, constrói com suas peças narrativas com significado de representações de identidade, cor e tempo. Já esteve com obras expostas na SP-Arte e atualmente mora em Berlim, na Alemanha.

João Moxca é um artista visual baiano que vive entre Porto Seguro e São Paulo. Seu trabalho com ilustração busca explorar a diversidade dos corpos e sua capacidade de sobrevivência no ambiente.

Serviço

'Exposição digital de arte negra do país'

Local: Lojas da Vivo
Em Pernambuco, a exposição pode ser encontrada nas lojas de Caruaru (Caruaru Shopping), Petrolina (Shopping River), Jaboatão dos Guararapes (Shopping Guararapes) e Recife (Shoppings RioMar, Recife e Tacaruna).

Veja também

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista
saúde

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista

"Pão, Rosas e Liberdade": documentário produzido por Malala estreia no streaming
streaming

"Pão, Rosas e Liberdade": documentário produzido por Malala estreia no streaming

Newsletter