Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

Walter Salles fala de Montenegro e semelhanças entre ''Ainda Estou Aqui'' e ''Central do Brasil''

Novo filme do cineasta brasileiro se aproxima dos 2 milhões de espectadores

Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello no Festival de Veneza Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello no Festival de Veneza  - Foto: Vianney Le Caer/Vianney Le Caer/Invision/AP

Perto de superar a marca dos 2 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros, "Ainda Estou Aqui" é o filme do momento. No fim de semana, o longa se consolidou como o maior público da bem sucedida carreira do diretor Walter Salles, superando a marca de 1,6 milhão de ingressos vendidos por "Central do Brasil".

Em conversa com O GLOBO sobre o desempenho do novo trabalho nos cinemas por todo país, Salles revela estar muito sensibilizado com a procura do público. Ele comenta ainda as semelhanças entre "Ainda Estou Aqui" e "Central do Brasil", e compartilha um ensinamento que recebeu de Fernanda Montenegro, com quem trabalha nas duas obras.

— Dona Fernanda Montenegro me ensinou, entre tantas coisas, que não temos saída que não passe pelo humano e pelo existencial. Tanto ''Central do Brasil'' quanto ''Ainda Estou Aqui'' são filmes que abraçam essa sensibilidade. Também são filmes em que o drama pessoal e o drama coletivo se sobrepõem. Em ambos, o político é atravessado pelo humano — destaca Salles.

O diretor fala ainda sobre a presença do elemento político nas duas obras:

— A busca do pai em "Central do Brasil" é, no fundo, a busca por um país depois dos anos traumáticos da ditadura e do desgoverno Collor. Da mesma forma, a história de Rubens e Eunice Paiva oferece um retrato potente do país. Daquilo que poderíamos ter, mas também daquilo que somos e queremos ser. Isso está muito claro nesse momento político que estamos atravessando. As evidências estão na mesa, e Eunice Paiva tem muito a nos ensinar.

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, "Ainda Estou Aqui" conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e é o representante brasileiro na corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Veja também

Alec Baldwin critica falta de consciência dos americanos sobre temas globais
hollywood

Alec Baldwin critica falta de consciência dos americanos sobre temas globais

Ator de "Suits" conta porque deixou a série; entenda
Celebridades

Ator de "Suits" conta porque deixou a série; entenda

Newsletter