HOLOCAUSTO

Whoopi Goldberg é criticada por afirmar que 'Holocausto não foi sobre raça'

A discussão foi desencadeada pela notícia de que um conselho escolar do Tennessee, nos Estados Unidos, proibiu que alunos tivessem acesso a HQ "Maus", que fala sobre campos de extermínio nazistas

A atriz Whoopi Goldberg Foto: Angela Weiss / AFPA atriz Whoopi Goldberg Foto: Angela Weiss / AFP - Foto: Angela Weiss / AFP

A atriz Whoopi Goldberg foi alvo de críticas após afirmar nesta segunda-feira, durante o programa de televisão "The View", da emissora americana ABC, que o Holocausto "não foi sobre raça".

Na justificativa da atriz, a questão racial não poderia ser considerada um dos pilares do genocídio de judeus por nazistas já que envolveu "dois grupos de brancos". Após a repercussão negativa do comentário, Whoopi se desculpou por meio de um comunicado, ressaltando que o povo do judeu era definido como "um raça inferior" por extremistas.

A discussão foi desencadeada pela notícia de que um conselho escolar do Tennessee, nos Estados Unidos, proibiu que alunos tivessem acesso a HQ "Maus", que fala sobre campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, retratando judeus como ratos e nazistas como gatos.



A obra foi a primeira história em quadrinhos a ganhar um Pulitzer. A justificativa foi de que a "profanação, nudez e representação de suicídio" no livro eram inadequadas para crianças de 13 anos.

Whoopi, que participa do "The View" desde 2007, afirmou: "Estou surpresa que o que os deixou desconfortáveis foi o fato de haver alguma nudez. Quero dizer, é sobre o Holocausto, o assassinato de seis milhões de pessoas, isso não incomoda? Se você vai fazer isso, então vamos ser sinceros: o Holocausto não foi sobre raça. Não, não foi sobre raça."
 

Em seguida, a coapresentadora Joy Behar rebateu a colega, afirmando que os nazistas diziam que os judeus faziam parte de uma raça diferente. Goldberg respondeu: "Mas não é sobre raça. Não é. É sobre a desumanidade do homem para outro homem."

Em seguida, a também apresentadora Ana Navarro ressaltou: "Mas é sobre supremacia branca. Trata-se de ir atrás de judeus."

"Mas estes são dois grupos de pessoas brancas", rebateu Whoopi. No mesmo dia, a atriz decidiu se desculpar pelos comentários, admitindo que o Holocausto se tratava das duas questões: raça e desumanidade.

"No programa de hoje, eu disse que o Holocausto 'não era sobre raça, mas sobre desumanidade de um homem contra outro'. Eu devia ter dito que era sobre as duas coisas. (...) Os judeus em todo o mundo sempre tiveram meu apoio e isso nunca vai mudar. Peço desculpas por qualquer dor que tenha causado", escreveu a atriz no Twitter.

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter