Logo Folha de Pernambuco

FAMOSOS

Will Smith diz que enfrenta 'problemas de peso' devido a abusos do pai na infância; entenda

Ator perdeu 15 quilos após se assustar com foto que viralizou nas redes sociais; ele conta que agressões do pai contra a mãe, algo que presenciou na juventude, o levaram à compulsão alimentar

O ator Will Smith, conhecido por vários filme como MIB- Homens de PretoO ator Will Smith, conhecido por vários filme como MIB- Homens de Preto - Foto: Reprodução/Instagram

Will Smith cresceu acreditando que "era um homem covarde", como o ator conta, numa das cenas da minissérie documental "Best shape of my life", produzida pelo YouTube. O artista de 54 anos — que, nesta semana, revelou ter perdido 15 quilos após viralizar nas redes sociais uma foto em que aparece acima do peso — revelou que enfrenta problemas com compulsão alimentar devido a um trauma da infância.

"Aos 8 anos, Will começou a desenvolver esse conceito de si mesmo como um covarde porque testemunhou seu pai abusar de sua mãe", contou o cineasta Dexton Deboree, responsável pela produção documental, em entrevista ao "The Post". "Ele era o mais velho de seus irmãos, mas ficou tão paralisado ao ver o pai batendo na mãe que não conseguiu pular para salvá-la. Will carregou o peso de não defender sua mãe por toda a vida. E isso desempenhou um papel em seus problemas de peso", explicou o diretor.

Em 2020, Will Smith ganhou pelo menos 20 quilos, comendo lanches calóricos em casa, durante o período em que esteve confinado devido à pandemia de Covid. Em maio de 2021, ao se deparar com uma foto sua — em que aparece acima do peso — sendo compartilhada por centenas de pessoas nas redes sociais, o artista decidiu tomar uma providência.

Em poucos meses, Will Smith saiu de 102 quilos para cerca de 88 quilos. A perda de peso era uma necessidade para a caracterização do personagem de "Emancipation: uma história de liberdade", novo filme estrelado pelo ator, e já disponível na plataforma Apple TV. Baseada numa história real, a trama recompõe a trajetória de Peter Gordon, homem escravizado que fugiu de uma fazenda no estado de Luisiana, nos EUA, durante a Guerra Civil Americana.

"Vocês se lembram da minha foto fora de forma, com 'corpo de papai'? Essa foto de 'corpo de papai' foi no começo da minha preparação para perder peso e interpretar o Peter. Eu estava com uns 102 kg quando comecei e cheguei a ficar com 88 kg", ele contou, numa entrevista recente, relembrando uma publicação que fez no Instagram.

A minissérie documental "Best shape of my life", produzida no ano passado, acompanha o ator no processo de emagrecimento. O artista adotou uma dieta vegana, cortou alimentos processados de seu cardápio e iniciou uma rotina de exercícios físicos diários em academia. "Terminei descobrindo muitas coisas escondidas sobre eu mesmo", ele conta.

 

Veja também

Newsletter