‘Xirley’: música do pernambucano Zé Cafofinho ganha versão remix
Single tem clipe dirigido pelas cineastas Bárbara Cunha e Mary Gatis
Em um encontro fervilhante entre o cinema pernambucano e o eletromelody paraense, o cantor, compositor e multi-instrumentista recifense Zé Cafofinho lançou, na última sexta-feira, remix e clipe inéditos de sua Xirley, sucesso nacional anteriormente gravado na voz da cantora Gaby Amarantos.
A faixa, que integra o álbum Dança da Noite, foi remixada pelo paraense Waldo Squash, o rei do eletromelody, e promete se tornar um hit deste verão. "É um breguinha que fala de sedução e café coado na calcinha", diz Cafofinho.
No novo clipe, somaram-se às batidas marcantes a direção, roteiro e montagem assinados pelas cineastas pernambucanas Bárbara Cunha e Mary Gatis, além da performance contagiante dos bailarinos Cecília Valadares, Luiza Yuk e Mateus Rocha que executam coreografia criada por Milton Coatti.
Leia também
• Genival Lacerda ganha playlist no Spotify do Cais do Sertão
• Gilberto Gil e Flora comemoram nascimento de netas gêmeas
• Eva Wilma é internada com pneumonia em hospital de SP
Recém-premiadas no Sans Souci Festival of Dance Cinema (EUA), a dupla de diretoras Bárbara Cunha e Mary Gatis desenvolvem juntas pesquisa sobre o corpo enquanto manifesto e traduzem músicas em filmes de dança e performance.
“Foi uma delícia samplear o sample, reuso-novo-master da Xirlei remixada. Essa garota imaginada ganha uma veste audiovisual, inédita e roubada, sequestrada com concessões afetivas, apadrinhada pela macumba da arte”, completa Mary.
O clipe foi realizado de maneira colaborativa, com captação de recursos feita via vaquinha virtual. A construção visual mistura elementos das religiões de matriz afrodescendente a cenários típicos da cultura urbana, com direção de fotografia de Renato Stockler, direção de arte de Mônica Rodrigues Fernandes e Mozart Fernandes (Vértices Cenografia Arte e Design) e consultoria de roteiro de Paulo Caldas.