Logo Folha de Pernambuco

show

Banda baiana Yayá Massemba faz apresentação única na Caixa Cultural Recife, nesta sexta (8)

O show contará com a participação das coquistas pernambucanas do Flor de Catemba; entrada é gratuita

Yayá MassembaYayá Massemba - Foto: Aline Capobianco/Divulgação

Nesta sexta (8), a Caixa Cultural Recife recebe a banda baiana Yayá Massemba para uma única apresentação, às 20h. O grupo trará ao palco o samba da Bahia e músicas do EP “De Umbigo a Umbigo” (2020), disponível nas plataformas digitais.

A apresentação terá a participação das coquistas pernambucanas do grupo Flor de Catemba. A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo.

A banda Yayá Massemba é composta por seis mulheres: Aline Silveira (voz e percussão), Ana Tomich (voz e violão 7 cordas), Edy Albuquerque (percussão), Ive Farias (voz e percussão), Keilla Calmon (percussão) e Priscilla Oliveira (voz e cavaquinho). 

“Yayá” significa mãe em Yorubá; e “Massemba”, do Kimbundu (língua africana falada em Angola), faz referência à umbigada, presente nas religiões de matriz africana. 

Através da identificação com o samba e seus variados “sotaques”, o grupo vem percorrendo o País, sempre com apresentações ao vivo e atividades formativas em parceria com as mestras e musicistas convidadas.

Assim sendo, a tradição do samba da Bahia recombina-se com outras expressões artísticas. Os fraseados da viola machete são interpretados pelo violão de 7 cordas e pelo cavaquinho, instigados pelo prato e faca (instrumento típico das sambadeiras da Bahia), atabaque, palmas, agogô e berimbau.

Flor de Catemba
Fundado em 2018 e protagonizado por mulheres negras, o grupo reúne artistas que atuam juntas há anos em outros grupos e espaços. 

No seu som, predomina o coco de roda, mas também se abre um amplo cenário percussivo com a mistura de ritmos regionais como forró, samba, mazuca, salsa e outros. 

O Flor de Catemba surgiu da união de mulheres que carregam uma bagagem ancestral na cultura popular, herdeiras dos mestres João Amâncio e Zé Mamão da aldeia de Paratibe (PE).

SERVIÇO
Yayá Massemba convida Flor de Catemba

Quando: Sexta (8), às 20h
Onde: Caixa Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Entrada gratuita: retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo
Informações: Site da Caixa Cultural / @caixaculturalrecife
Instagram: @yayamassemba

Veja também

Lúcida, sem dores e respirando bem: Nana Caymmi apresenta sinais de melhora após 4 meses internada
recuperação

Lúcida, sem dores e respirando bem: Nana Caymmi apresenta sinais de melhora após 4 meses internada

Nosferatu entra na programação do Cinema da Fundação; confira essa e outras estreias
Cinema

Nosferatu entra na programação do Cinema da Fundação; confira essa e outras estreias

Newsletter