Zé do Caixão ganhará versão americana pelas mãos de produtora de Elijah Wood
Além da versão americana, o personagem terá uma versão em espanhol
Primeiro personagem de terror do cinema brasileiro, Zé do Caixão ganhará as telas dos cinemas do mundo em um filme produzido pelo ator Elijah Wood –ele é um dos fundadores de uma empresa especializada em produções assustadoras, a SpectreVision.
Segundo a revista britânica Screen Daily, especializada na cobertura de cinema, a produtora pretende ressuscitar o agente funerário que busca a mulher capaz de gerar o filho perfeito em um filme em inglês, rodado nos Estados Unidos.
Ao mesmo tempo, uma empresa mexicana assinou um contrato com a One Eyed Filmes, detentora dos direitos dos filmes de Mojica, para filmar uma versão dele em espanhol.
Conhecido em inglês como "Coffin Joe", o personagem é uma criação de José Mojica Marins, morto em fevereiro do ano passado aos 83 anos em decorrência de uma pneumonia.
Leia também
• "Maid" vale por revelar Margaret Qualley como uma atriz promissora
• Crise na Ancine espanta grandes estúdios, que fazem filmes sem dinheiro público
• Festival VerOuvindo divulga lista de curtas e trabalhos selecionados para edição
Ele concebeu, dirigiu e protagonizou a trilogia de Zé do Caixão, composta pelos longas "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", de 1964, "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver", de 1967, e "A Encarnação do Demônio", de 2008. O personagem ainda apareceu em outros filmes, além de três programas de TV, músicas, videoclipes e HQs.
Na entrevista à Screen Daily, Daniel Noah, co-fundador da Spectrevision, afirma que a produção deles busca oferecer uma versão do "Coffin Joe" mais acessível e atual, capaz de dialogar com um público mais amplo, mas sem perder o DNA que o fez tão querido junto aos fãs de Mojica.
"'Coffin Joe' é um bicho-papão emblemático e inesquecível, que merece ser reimaginado para a nossa cultura contemporânea. Queremos criar um filme capaz de traduzir a maestria sombria de Mojica para o nosso mundo moderno", afirmou.
Já o filme mexicano será adaptado para a realidade do país e dirigido por Lex Ortega e Adrian Garcia Bogliano, o último diretor do filme "A Chegada do Diabo", de 2012. A produção ainda está na fase de finalização do roteiro.