Logo Folha de Pernambuco

HOMENAGEM

Ziraldo é homenageado na programação das fábricas de Cultura de SP

Eventos começam neste sábado em Jardim São Luís

O cartunista Ziraldo será homenageado na programação do mês de junho da Fábrica de Cultura, em São PauloO cartunista Ziraldo será homenageado na programação do mês de junho da Fábrica de Cultura, em São Paulo - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O cartunista Ziraldo será homenageado na programação do mês de junho da Fábrica de Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Autor de diversas obras infantis e criador de O Menino Maluquinho, o artista morreu em abril deste ano. Os eventos ocorrerão nas unidades da capital, Diadema e Osasco, gratuitamente.

A programação começa neste sábado (1º), às 10h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, com a ação Grafite Arte Urbana: Viva Ziraldo. Os artistas Leche e Alore farão um mural original em homenagem ao cartunista, com alguns de seus personagens. Outra ação de grafite ocorre de 6 a 8 de junho, na unidade Jaçanã. A grafiteira e artista visual Caluz criará um painel com os principais personagens de Ziraldo.

No Capão Redondo, a atividade O humor como denúncia resgata as produções humorísticas de Ziraldo criadas durante o período da ditadura militar no país. Nessa oficina, que será realizada no dia 5, o público poderá criar os próprios cartuns relacionando às opressões dos dias atuais. O resultado será uma intervenção artística no formato de exposição.

No mesmo dia, na Fábrica de Cultura Osasco, ocorre a oficina de autorretrato inspirado na obra do cartunista. O público poderá conhecer obras como O Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, para criar desenhos a partir do estilo do artista. Em Diadema, a oficina Universo de Ziraldo ensinará a fazer tirinhas ao estilo do cartunista no dia 11.

Já no dia 13, a unidade Brasilândia terá apresentação do espetáculo O Menino Maluquinho: Lisonjeiro ao Mestre, do grupo Trapiche Teatro. Na história, o criador do O Menino Maluquinho tenta trabalhar em seu ateliê em meio às brincadeiras dos netos, revisitando suas principais obras. Uma sessão de cinema com a exibição do filme O Menino Maluquinho (1995) será realizada na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, no dia 25.

E de 4 a 13 de junho, diferentes fábricas de Cultura terão a atividade Sucatinha: um menino maluquinho sustentável. Na atividade, haverá a criação de robôs-luminárias, a partir de resíduos, inspirados no personagem. Entre os dias 21 e 28 de junho, o público poderá participar da contação de histórias As cores de Ziraldo, relembrando personagens criados por ele.

A programação completa está disponível no site da Fábrica de Cultura. 

Veja também

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora
GAMES

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora

Série de HQs "Contos dos Orixás" adapta a mitologia e as tradições orais afro-brasileiras
Artes Visuais

Série de HQs "Contos dos Orixás" adapta a mitologia e as tradições orais afro-brasileiras

Newsletter