Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Marca permite rastreamento do produto
Marca permite rastreamento do produtoFoto: Divulgação

Apesar de existir já há dois anos, o selo de procedência da Serra da Canastra (Minas Gerais) vem ganhando notoriedade apenas nos últimos meses, sobretudo quando um produto da região conquista medalha em concursos europeus, como foi o recente caso do queijo de Ivair José de Oliveira - um dos produtores de queijo mineiro mais conhecidos no mercado. Sua propriedade fica em São Roque de Minas.

Resultado de um esforço conjunto, o selo é semelhante a uma tatuagem no queijo e é mais um recurso para evitar a pirataria que avança. Muita gente vende queijos como se fosse Canastra, mas que ficam fora da região determinada da Indicação Geográfica, não seguem as mesmas regras de produção e assim vai. O código impresso permite ao consumidor rastrear a procedência (data de produção e queijaria) pela internet.

“É a garantia de que está comprando realmente um queijo canastra, e não de produtores de outros locais que possam usar o nome indevidamente”, disse João Carlos Leite, 54, presidente da Aprocan - Associação dos Produtores de Queijo Canastra.

Atualmente, são 23 associados à entidade e 37 em processo de enquadramento. Foram distribuídos entre os produtores associados 248 mil selos de procedência, mas a Arpocan estima que em 2020 serão 500 mil.

NORONHA NO PRATO 1
Onze bares e restaurantes da ilha de Fernando de Noronha vão oferecer descontos e pratos inéditos durante o festival Love Noronha, de 15 a 18 de agosto. Para usufruir das promos, o cliente precisa apresentar a pulseirinha do evento - os descontos chegam a 20%.

NORONHA NO PRATO 2
As casas participantes do roteiro de promo são: El Perro, Bar do Cachorro, Mergulhão, Bar Duda Rei, Pizzaria Forno Noronha, O Pico, Gaúcho Burger, Creperia Euforonha, Delícias da Ná restaurante, Bio Bistrot, Delícias da Ná e Varanda. O festival gastronômico de Zé Maria, no dia 17, também dará descontinho.

PRATO DO DIA
O Dia dos Pais do The Black Angus da Conselheiro Aguiar vai ser celebrado com comida tradicional: cassoulet, ou como muitos chamam, a feijoada francesa. Sai a R$ 69 por pessoa.

KIDS
A banqueteira Camila Arruda ampliou sua atuação no ramo de eventos com bufê infantil. O novo serviço oferece os quitutes tradicionais, mas também opções personalizadas: atende dietas veganas, sem glúten e sem lactose.

VINHO NA TV
A produção de vinhos brasileira é o tema da série Vinhos.BR, que está sendo exibida no canal Travel Box Brazil, aos sábados às 22h30 e às segundas, às 21h. Serão 13 episódios mostrando vinícolas das principais regiões produtoras do País, como Rio Grande do Sul e Vale do São Francisco.

CHURRAS
Marcada para o dia 31 a 3ª edição do curso “Churrasco Bem Feito”, com André Britto, Beethoven Picuí e Charles Nunes, no restaurante No Muro Fogo & Parrila, na Madalena.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço

veja também

comentários

comece o dia bem informado: