A alegoria deste ano foi intitulada de "Galo Circense de olho no futuro"
A alegoria deste ano foi intitulada de "Galo Circense de olho no futuro"Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

O Galo Gigante, tradicional alegoria da Ponte Duarte Coelho já está 80% concluído. Com o início da montagem previsto para a próxima terça-feira (18), o “Galo Circense de olho no futuro” pesa 8 toneladas e mede 28 metros de altura. Com uma proposta definida pela organização como ecofuturista, o material da crista será feito de mangueiras de plástico, já o corpo será coberto por vinis.

Os vinis serão usados como mega lantejoulas compondo as vestes do galináceo. Para além dos cerca de mil vinis utilizados, também haverá partes reutilizadas da edição do galo do ano passado.

Leia também:
Linha gratuita de VLT levará foliões ao Galo da Madrugada
Relembre as esculturas do Galo Gigante


Crianças de países como Inglaterra, Índia e Suíça fazem parte da montagem da alegoria por meio de 36 placas de LED que exibirão artes produzidas por elas. “As crianças são responsáveis pelas fantasias”, disse o artista responsável pela alegoria Leopoldo Nóbrega. A intenção é de que cada uma das placas exiba diferentes sequências de desenhos durante os dias de Carnaval.

“Teremos obras que estão sendo fotografadas, e serão exibidas nas placas digitais. As lantejoulas são recursos cenotécnicos e cenográficos, que permitem que pessoas do outro lado do mundo estejam pintando e cocriando essa fantasia gigante”, finalizou o artista.

Ao todo a carenagem do Galo é composta por 26 partes, entre elas, rabo, penas e a crista que mede cinco metros. Trazendo um degrade grafitado que vária entre as tonalidades de azul, roxo, rosa, vermelho, laranja e amarelo.
A expectativa é que o Galo esteja de pé na madrugada do dia 21, para os primeiros acordes dos clarins de Momo, que marcam oficialmente a abertura oficial do Carnaval.

Acessibilidade

A Prefeitura do Recife abre as inscrições para o Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada. O espaço funcionará no Pátio do Carmo, na avenida Dantas Barreto, das 8h às 17h, e tem capacidade para receber 250 pessoas com deficiência, idosas e acompanhantes. As inscrições começaram anteontem e seguem até enquanto durarem as vagas.

Os interessados devem ligar das 9h às 12h e das 13h às 16h, para a Gerência da Pessoa Com Deficiência do Recife pelo telefone 3355.8645. Já para as pessoas com deficiência auditiva, a inscrição é pelo email: [email protected] É necessário no ato da inscrição RG ou VEM livre acesso, ou algum laudo médico que comprove a deficiência.
 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: