33º Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda
33º Encontro de Bonecos Gigantes de OlindaFoto: Léo Malafaia / Folha de Pernambuco

A quarta-feira de Cinzas chegou decretando o fim do Carnaval 2020 — ao menos no calendário — e foliões já começam a sentir falta dos blocos, das marchinhas, dos desfiles e do clima trazido pelo período. A boa notícia é que falta menos de um ano para o Carnaval. Em 2021, a terça-feira de carnaval, data oficial da folia, será dia 16 de fevereiro.

Leia também:
Águia de Ouro vence Carnaval de São Paulo
De Anitta a Cláudia Leitte, veja fantasias de famosos para o Carnaval 2020
Gente é para brilhar: as tendências para o Carnaval 2020


Os eventos maiores já têm data para acontecer: em Pernambuco, o sábado do galo acontece no dia 13 de fevereiro, e o feriado segue até o dia 17, a quarta-feira de cinzas. Já em São Paulo, os desfiles do Grupo Especial devem acontecer em 12 e 13 de fevereiro (sexta e sábado, respectivamente). No Rio de Janeiro, a Marquês de Sapucaí deve receber as escolas de samba nos dias 14 e 15 (domingo e segunda).

Quem tem pique sobrando pode aproveitar alguns blocos de rua ainda este ano, no próximo fim de semana. A agenda dos blocos de rua de 2021, porém, deve sair apenas no segundo semestre.


Carnaval 2020

Com o tema "Xilogravura no Cordel do Frevo", o sábado de Zé Pereira foi marcado pela 43º edição do Galo da Madrugada. Ao todo, 30 trios elétricos com 42 são atrações atraíram mais de 2 milhões de foliões. Nomes como Pabllo Vittar, Marcelo Falcão, Elba Ramalho, Margareth Menezes e Michelle Melo fizeram parte da festa. A edição também ficou marcada com o primeiro desfile do Galo no carnaval de São Paulo.

A elite do Carnaval paulistano, que em 2020 teve a Águia de Ouro como campeã, ganhará Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi no ano que vem. Rebaixadas, Pérola Negra e X-9 Paulistana desfilarão pelo Grupo de Acesso.

A apuração do Carnaval do Rio de Janeiro acontece nesta quarta-feira (26), à tarde, definindo as escolas que permanecerão no Grupo Especial ou serão rebaixadas para a Série A.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: