Curso Engenho de Imagem está com inscrições abertas até o próximo dia 25
Curso Engenho de Imagem está com inscrições abertas até o próximo dia 25Foto: Manu Leite

Aprimoramento para quem é do cinema, conhecimento para os amantes da sétima arte e, consequentemente, fortalecimento para o audiovisual independente. Propostas da 3ª edição do Curso Engenho de Imagem, que está com inscrições abertas até o próximo dia 25 e levará para Carpina, Mata Norte do Estado, nomes de peso da linguagem, entre eles, Lívia Falcão, Hilton Lacerda, Pedro Severien e Tarsila Tavares, participantes do projeto gratuito realizado no município entre os dias 3 de agosto e 8 de setembro.

“Toda ação de descentralização é louvável, porque inclui áreas que não são contempladas, como faz o Engenho com essa iniciativa de formação e com nomes bacanas do nosso mercado. Precisamos considerar que o Estado não é só a capital”, pondera a atriz pernambucana Lívia Falcão, que ministra no curso, assim como Eva Jofilsan, o conteúdo “Atuação para Cinema e Produção”.

“Vamos falar um pouco de criação, desse lugar interno em que muitas vezes a gente revela mais do que cria. Desejo contribuir para o sonho de pessoas que tenham vontade de trabalhar na área, porque quero que não pareça ser uma coisa muito longe e difícil”, complementa Lívia.

Leia também:
'Bacurau', novo filme de Kleber Mendonça Filho, ganha trailer oficial
Desafio de Momo ganha adaptação para o cinema

O Curso Engenho de Imagem - realizado pelas produtoras 9Oitavos e Anilina, com incentivo do Funcultura - disponibilizará 25 vagas direcionadas exclusivamente para moradores da cidade de Carpina. A inscrição deve ser feita no link bit.ly/engenhodeimagem.

Expertise e interesse na área são requisitos levados em conta na seleção, que terá o resultado divulgado no dia 26 de julho, por e-mail e em redes sociais. Os alunos contemplados receberão, também, hospedagem, alimentação e transporte por conta do projeto, que culminará em dois curtas-metragens produzidos pelos próprios participantes.

"O cinema pernambucano é diferenciado pela liberdade, de expressão inclusive, e por toda diversidade e riqueza que a gente colhe com as tantas estéticas e formas de narrativas, que são singulares. Isso enriquece a todos, pela troca, pelo olhar, pelos espelhamentos. Sem bairrismo, mas nosso cinema é realmente diferente", ressalta Lívia Falcão, atualmente nas "salas de aula" e nos palcos do teatro com a sua "Opá, uma Missão", solo com Zanoia, sua palhaça. "É o meu brinquedo da vez, que tem nutrido a alma e alegrado o corpo", conclui a atriz.

Programação oferecida pelo projeto Curso Engenho de Imagem:
Dias 3 e 4 de agosto - Elaboração de Projetos e Acessibilidade, com Carla Francine e Túlio Rodrigues
Dias 10 e 11 de agosto - Narrativa Cinematográfica, com Pedro Severien
Dias 17 e 18 de agosto - Roteiro para Cinema, com Hilton Lacerda
Dias 24 e 25 de agosto - Fotografia e Produção Executiva, com Tiago Calazans e Tasrila Tavares
Dias 31 de agosto e 1º de setembro - Atuação para Cinema e Produção, com Lívia Falcão e Eca Josilsan
Dias 7 e 8 de setembro - Direção de Arte e Assistência de Direção, com Lia Letícia e Pethrus Tibúrcio


veja também

comentários

comece o dia bem informado: