Festival vai ter edição online
Festival vai ter edição onlineFoto: Divulgação

O Cinema da Fundação anunciou a primeira edição do FestCurtas Fundaj 2020 - I Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-line. O evento é aberto a diretores de todo o Brasil e vai ser realizado na primeira semana de julho. Podem participar filmes de até 30 minutos - ficção, documentário ou animação. Esse é primeiro festival promovido pela Fundação Joaquim Nabuco. Será totalmente on-line, desde as inscrições e seleção, até a exibição dos filmes.

As inscrições acontecem até o dia 15 junho. Para isso, os realizadores interessados devem conferir o regulamento, se inscrever e enviar seus filmes pelo site festcurtasfundaj.com.br. “Nosso esforço tem sido o de manter as atividades culturais de todos os setores da Fundaj, nesta época de isolamento social", diz o presidente da Fundaj, Antonio Campos.

No ato, serão aceitos curtas produzidos a partir de junho de 2018. Os filmes selecionados serão anunciados a partir de 25 junho. O FestCurtas também terá sua versão presencial no Cinema da Fundação, estima a organização, quando suas estiverem abertas após o fim do isolamento social.

Segundo Ana Farache, Coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundaj, já existia entre a equipe a vontade de promover um festival do Cinema da Fundação, desde o ano passado. "Consideramos providencial realizar o festival exatamente agora, no meio desta pandemia, justamente quando toda a cultura passa por um momento de tantas dificuldades e incertezas. Queremos contribuir, enaltecer e animar, como nos é possível, o setor do audiovisual no país”, explica.

Ana comemora o total apoio recebido da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte ( Dimeca) da Fundaj, por meio do seu diretor, Mario Helio. Também a dedicação da equipe do cinema e da cinemateca apesar de todas as dificuldades impostas pelo isolamento social.

Seleção e premiação

Todos os filmes recebidos serão submetidos à Comissão de Seleção do FestCurtas Fundaj 2020. De acordo com a Fundaj, escolha da comissão é soberana, irrevogável e atenderá a critérios estritamente técnicos, artísticos e éticos. O resultado da seleção dos filmes a serem exibidos no FestCurtas Fundaj 2020 será divulgado no site do festival e da Fundaj, nas mídias sociais do Cinema, da Cinemateca Pernambucana e demais espaços on-line da Fundação Joaquim Nabuco.

A premiação será definida por um Júri formado por membros de notório saber que concederá prêmios para melhor ficção, documentário e animação. O FestCurtas terá ainda o prêmio do público, escolhido por votação online. A produção local será contemplada ainda com o Prêmio Cinemateca Pernambucana.

O diretores premiados de outros estados, receberão passagens aéreas e diárias para participarem da Mostra do FestCurtas Fundaj 2020, no Cinema da Fundação, no Recife. A mostra presencial acontecerá assim que suspenso o isolamento social e o cinema volte às atividades normais. Os diretores premiados do Estado e o diretor agraciado com o Prêmio Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco, além de participarem da Mostra FestCurtas Fundaj 2020 presencial, receberão passe livre para frequentarem as salas do Cinema da Fundação (com um acompanhante), durante dois meses, tão logo o cinema seja reaberto.

Todos os vencedores receberão Selos de Premiação e Certificados, além de terem seus filmes exibidos dentro da programação semanal do Cinema da Fundação (salas no Derby e no Museu), durante uma semana, cada.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: