Espaço de mais de 2,7 mil m² da Livraria Jaqueira será aberto nesta quinta (10)
Espaço de mais de 2,7 mil m² da Livraria Jaqueira será aberto nesta quinta (10)Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Livraria como essência, mas entrelaçada por opções inovadoras de compartilhamento e vivências. Essa é a aposta da nova Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, aberta ao público a partir de hoje com novidades para leitores, apreciadores de café e apaixonados por papelaria, vieses explorados pelo espaço que chega na contramão das dificuldades pelas quais passam o setor livreiro em todo o País. "Buscamos reavivar nosso pilar, tomado por 45% de dedicação aos livros, que é o que dá sentido ao negócio como um todo.

Ao mesmo tempo em que apostamos em uma releitura do ambiente, com oportunidades de serviço para que as pessoas não venham tão somente por um motivo, só pelo livro ou só pelo café, por exemplo", ressaltou Fernando Mendes Neto, um dos diretores do empreendimento, agora inserido em uma área de pouco mais de 2,7 mil m², mesmo espaço ocupado por pouco mais de uma década pela Livraria Cultura. "Aproveitamos a estrutura anterior que, apesar de conservada, exigiu planejamentos extras no decorrer das obras, inclusive para adaptação ao que pretendíamos com o novo projeto", complementa.

Leia também:
Livraria Jaqueira ocupará antigo prédio da Livraria Cultura no Paço Alfândega
Jornalista pernambucano lança livro sobre sobre crítica de cinema na Bienal

Além do acervo de mais de cem mil obras, um dos investimentos fortes da livraria foi a implementação de espaços para degustação de cafés, que podem ser explorados no térreo da loja e no primeiro andar, com opções de apreciação para quem preferir saborizar os grãos dentro do ambiente da livraria ou para os mais apressados, no formato "To Go". "Selecionamos grãos a cada safra, passando por diversas cidades brasileiras. Quem chega ao espaço pode tomar o café depois de acompanhar o processo de torra, porque achamos que é importante demonstrar como se dá essa parte da preparação", conta Francisco Rabelo, consultor da livraria. Um cardápio variado de refeições e lanches, com produção própria e opções "low carb", está incluso no segmento gourmet do espaço, que conta, também, com uma adega de 300 rótulos de vinho.

Experiência completa
Como reforço da ideia de entrelaçar espaços e agregar serviços, a entrada da livraria é tomada por um caminho em verde e com uma árvore de pouco mais de sete metros de altura no centro, que desponta como uma espécie de anfitriã, convidando o visitante a explorar outros trajetos do espaço. Sair do café e se deparar com os livros, seguir para a papelaria ou para a gráfica e voltar para o setor dos pequenos, por exemplo, é uma ação que flui em poucos passos. A mesma intenção foi levada para o andar de cima da loja, que tem um auditório com capacidade para até 120 pessoas, interligado também por um café, uma adega e por livros.

E por falar nos pequenos, o público será contemplado com setores direcionados. Ora pelo espaço de livros infantis, ora por outras opções que podem ser compartilhadas, também, pelos "maiores", a exemplo de uma kombi repleta de HQ's, prateleiras Geeks e o "cantinho da Disney". "Vamos ter réplicas em tamanho real do Homem-Aranha, entre outros personagens", destaca Fernando Mendes Neto. E embora mais restrito, as mídias também têm um espaço reservado. Por lá, fãs de música poderão desfrutar tanto de CD's quanto de vinis, incluindo equipamentos como vitrolas, que podem ser adquiridas. "Não queremos deixar lacunas para o público", explica o diretor.

Com uma área quase duas vezes maior em relação ao que acomodava a Cultura, o setor de papelaria é um dos pontos altos do espaço. Além de materiais convencionais para escola e escritório, prateleiras foram incrementadas por uma infinidade de canetas, cadernos e pelo "queridinhos" planners, além de opções que enchem os olhos dos aficcionados por "fofices". Filmes e consoles de games devem chegar em breve, assim como o e-commerce. Entre as propostas de eventos culturais, estão contação de histórias, workshops e clube do livro, como experiências aliadas que se entrelaçam (e bem) à atmosfera de uma livraria.

Serviço
Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife (anexo ao Paço Alfândega)
Segunda à sexta (8h às 20h), sábados (9h às 21h), domingos e feriados (10h às 19h)


veja também

comentários

comece o dia bem informado: