A dupla Anavitória fará o encerramento do festival no dia 29 de setembro
A dupla Anavitória fará o encerramento do festival no dia 29 de setembroFoto: Reprodução/ Instagram

Visando ao compromisso com o engajamento cívico, a economia criativa, o empreendedorismo social e a solidariedade, o Festival VOX chega a sua sexta edição com a temática ‘Novos Olhares’. Durante os 23 dias de evento, que tem início no dia 6 de setembro, ocorrerão palestras, oficinas, cursos de capacitação, debates, workshops e serviços de saúde, todos gratuitos para a população.

Serão implantados cem polos de programação espalhados por toda a cidade do Recife, e cerca de 200 voluntários e 50 projetos sociais estarão participando ativamente das ações realizadas.

O idealizador do festival, Fábio Silva, comemora mais um ano de VOX. “Teremos VOX esse ano e com muitas novidades. Vivemos um período turbulento, recheado de notícias duras e pesadas. A população precisa de festividades leves, gratuitas, que despertem a vontade de participar, interagir”, pontuou.

O evento promovido pelo Porto Social, uma incubadora de projetos sociais que atua na cidade desde 2016, permite que as iniciativas ganhem impulso e maior visibilidade. Entre os projetos participantes deste ano estão a ONG Novo Jeito, Sons do Silêncio, Onda Limpa, Por ela, Cores do Amanhã, Instituto Passo de Anjo e o Coletivo Ubuntu.

Leia também:
Garden Plaza Festival celebra Dia dos Pais com música e cerveja
Festival de Frevo premia compositores; veja como se inscrever

O Onda Limpa, projeto social que conseguiu recolher 7 mil toneladas de lixo em 4 anos, no bairro de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, apenas com uma bicicleta, participa pelo segundo ano consecutivo do festival. “É importante, gera bastante visibilidade para a gente, principalmente agora que esperamos ampliar a causa”, contou o criador da iniciativa Estevão Santos.

Ao longo do mês, os dias serão tipificados em diversas áreas especificas. A apresentadora Fátima Bernardes comanda a abertura, conversando com os participantes e empreendedores sociais.

Às segundas-feiras, serão realizadas a ‘segunda cult’, com programação teatral e de cinema. Às terças-feiras, haverá debates e rodas de conversa no Porto Social, na Ilha do Leite. Às quartas-feiras, o Museu Cais do Sertão recebe o ‘Mega Vox ’ que consiste em personalidades importantes do cenário artístico e cultural em diálogo com os projetos sociais.

Às quintas-feiras, o Porto Social abre espaço para discussão sobre a economia criativa. Às sextas ocorre a “Happy Hour”, na galeria Joana D’arc, no Pina, com DJ's para agitar o público após debates. Já aos sábados, a programação é totalmente voltada para o âmbito das comunidades, com ações de voluntariado em abrigos e instituições sociais.

O evento vai para além das atividades culturais nas periferias. Também atuará dentro das escolas públicas e faculdades, incentivando e promovendo o diálogo com os jovens por meio de conteúdos na área da saúde e na esfera social com assuntos como o racismo e desigualdades.

O encerramento será no último domingo do mês, dia 29 de setembro, no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, e quem comandará o agito será a dupla Anavitória, Elba Ramalho e a pernambucana Carol Levy.

Os interessados em  participar das oficinas, workshops ou rodas de conversa podem se inscrever online através do site do evento

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: