Holística

Mariomar Teixeira

ver colunas anteriores
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida!
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida!Foto: Divulgação

Quando Elaíse Cindral contactou comigo sobre o 2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida!, eu percebi mais uma oportunidade para reforçar aqui neste espaço a importância de se autoconhecer e se fortalecer internamente em todas as dimensões, assim, ter a consciência de qual deve ser o tamanho do seu salto e seu voo. Pois, somos nós que nos colocamos limites e somos ímãs que atrai as pessoas que podem nos deixar pior ou melhor. TUDO DEPENDE DAS NOSSAS ESCOLHAS.

Assim, pedi uma entrevista com a organizadora do evento, Samira Rocha, que expõe abaixo suas colocações após os meus questionamentos.

1 - Como surgiu a ideia de organizar um congresso sobre autoconhecimento?

A ideia surgiu a partir da mudança que eu vivi em minha vida pessoal e profissional. Foi quando resolvi buscar o autoconhecimento, quando parei de olhar para fora e fui buscar me conhecer.

Trazer a responsabilidade sobre todas as questões da minha vida para mim, ter o entendimento que a mudança precisava começar de dentro para fora, de mim para o mundo e parar de colocar o outro como responsável por fazer a mudança na minha vida.

A partir daí as coisas começaram a fazer total sentido e quando começamos a nos conhecer, a entender nossas emoções e sentimentos, conseguimos fazer escolhas mais sábias, nos colocamos como observador das questões que acontecem na nossa vida e entendemos também que as questões que acontecem em um determinado momento não são a nossa vida em si.

Foi através desses entendimentos que surgiu o desejo de compartilhar conhecimento com o maior número de pessoas possível, e assim nasceu o Vida!

2 - Qual foi a recepção das pessoas ao saberem sobre este evento?
Inicialmente houve muitas dúvidas, porque as pessoas não conseguiam conectar o autoconhecimento com o saber de si, como uma ferramenta necessária para conseguir trazer mais felicidade, equilíbrio e alta performance para sua vida como um todo. Então precisamos fazer um trabalho para desmistificar o autoconhecimento, mostrando que NÃO SE TRATA DE UM EVENTO RELIGIOSO, MÍSTICO OU ZEN, MAS SIM SOBRE UMA BUSCA POR SI PRÓPRIO, POR EQUILÍBRIO E PLENITUDE. Se autoconhecer é cada vez mais importante nos dias atuais.

3 - Vocês tiveram apoio de imediato, ou foi uma conquista passo a passo?

Na verdade, vem sendo uma conquista passo a passo, porque as pessoas ainda não sabem que precisam se conhecer. ELAS ESTÃO BUSCANDO CONHECIMENTO E MUDANÇA AINDA MUITO FORA, EM COISAS MATERIAIS. O mundo ocidental, em que vivemos, traz o contato com o externo. A felicidade, a saúde, tudo é uma busca pelo o que está do lado de fora, o que é físico. Por exemplo, se estamos doentes, logo precisamos de um remédio, mas nós não temos a consciência de trabalhar a prevenção, de cuidar mais do nosso corpo, fazer um exercício físico, ter uma alimentação saudável, e assim por diante.

Felizmente tivemos sim o apoio imediato de pessoas que já estão muito aprofundadas neste assunto como escolas de holísticas e institutos de desenvolvimento humano, que ficaram empolgadas com o Congresso Vida! por entenderem a importância dos temas trabalhados para toda a sociedade. E junto com esses parceiros, com todos os envolvidos no Vida! e com o apoio da imprensa, vamos caminhando para compartilhar ainda mais conhecimento e boas experiências para uma sociedade mais saudável e plena.

4 - Qual o objetivo do congresso este ano?

Neste ano o objetivo do Congresso Vida! é trabalhar principalmente com dois públicos. Um deles são as mulheres, porque hoje a mulher está muito mais conectada na busca do autoconhecimento, está mais aberta para receber e ir em busca de algo que não é tão palpável e às vezes não tão racional. Mas nós temos outro público também que é conectando as empresas e falando do bem-estar, da saúde física e mental dos funcionários. Hoje, por exemplo, o Vale do Silício, na Califórnia, trabalha muito através de grandes empresas que são referência na qualidade de vida e bem-estar de seus colaboradores como Google, Netflix, Microsoft, Nubank e tantas outras empresas dessa área. Eles trazem temas como a comunicação não violenta, a mudança de mindset e a psicologia como ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia para que as pessoas realmente vivam plenas e felizes dentro do seu trabalho. E são esses temas que nós vamos abordar durante o 2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento (Vida!), que acontece nos dias 3 e 4 de agosto em Balneário Camboriú (SC).

5 - Pode citar os nomes dos palestrantes e um resumo das suas atividades?

Fernando Rocha - Tema: Metas e desafios –
Jornalista, reconhecido nacionalmente pela maneira bem-humorada de ver a vida e autor de um livro que fala justamente sobre Metas e Objetivos. A conquista da redução de peso parece ser algo apenas pessoal, mas os caminhos para esta conquista são relevantes também no âmbito corporativo.

Mariane Nicoloso - Tema: Carreira com propósito
- Gestora de Desenvolvimento Humano e Organizacional a mais de 17 anos. Atua também como facilitadora de processos de aprendizagem, no desenvolvimento de carreiras e também como Coach.

Laura Packer - Tema: Nutrição Inteligente – ministra aulas de Yoga, cursos de Filosofia, de Yogaterapia, de Vegetarianismo, de Meditação, de Formação de Instrutores de Yoga desde 2000, Curso Avançado de Formação em Yoga, Programas de Autocura, Programas de Ayurveda e co-participante nos cursos de Formação em Ayurveda, Curso de Capacitação em Vegetarianismo/Veganismo, Programa de Desintoxicação e Rejuvenescimento (Rasayana). Autora dos Livros: “ VEGETARIANISMO – Sustentando a Vida” , “A SENDA DO YOGA – Filosofia, Prática e Terapêutica” e “VIVER VEGETARIANO – Sutilizando a Existência”.

Rosimar Almeida - Tema: Constelação Sistêmica -
Master Coach Trainer no Instituto Brasileiro de Coaching - IBC.

Lucia Helena - Tema: Filosofia e Leis Herméticas
- Servidora Pública e Professora de Filosofia há mais de 28 anos na organização filosófica Nova Acrópole, instituição que se dedica ao ensino de filosofia de forma prática e vivencial, em todo o mundo. Possui mais de 180 palestras publicadas no canal do Youtube "Nova Acrópole Brasil", que hoje conta com 260 mil inscritos.  Ministra diversas palestras e cursos em todo o Brasil, em empresas e órgãos públicos. É autora de quatro livros, que versam sobre reflexões filosóficas e poesias: Canções para despertar, Instantes de um tempo interior, Observações matinais e Sonhos trilhando o tempo.

Allan Dias Castro e Tiago Corrêa - Tema: Autoconfiança
– Tiago é músico, produtor e compositor e Allan é poeta. A dupla atua junta há mais de 15 anos e transformaram um livro em show unindo poesia e música com o tema central “O que você faz para viver é o que faz com que você se sinta vivo?” e esse espetáculo “Reverb” é a resposta da dupla a esse questionamento de forma filosófica, poética e musical. 

Dani Loper - Tema: Yoga no campo
- ministra cursos de aperfeiçoamento em Yoga e Ayurveda, Meditação, posturas avançadas, realinhamento e fluidez. Desde 2006 administra e ministra práticas regulares de Yoga no Centro de Bem Estar Yoga Sadhana, na Praia dos Amores em Balneário Camboriú, SC.

Helder Kamei - Tema: Psicologia positiva -
Psicólogo, mastercoach e mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). É fundador do Instituto FLOW de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança. É Presidente da APPAL (Associação de Psicologia Positiva da América Latina).

Isabel Otto - Tema: Espiritualidade –
Terapeuta desde 1990 e atualmente ensina pessoas a resgatarem a auto cura e a ajudar outras pessoas a se curarem, utilizando as terapias de Cura Quântica e Recodificação Celular®. Os resultados são obtidos através das Mandalas Sanathana Sai que emanam a frequência de cada órgão perfeito do corpo e recodificam as distorções genéticas recriando um corpo saudável. Facilitadora e criadora da Cura Quântica e da vivência Religare, elaborada para reconectar os meridianos do corpo físico aos meridianos axiais e através desta mesma técnica religar o indivíduo a sua alma e a sua Mônada. Esta técnica ajuda também na reconexão dos ancestrais.

Nila Costa - Tema: Contribuição social -
é especialista em fotografar mulheres grávidas. Seu olhar revela sempre a verdadeira essência feminina, trazendo à tona de dentro para fora a beleza de cada mulher fotografada. Grande defensora da luz na fotografia, Nila Costa mergulhou no universo dos grandes ícones de pinturas da era do iluminismo, das mais belas esculturas, do estudo sobre linguagem corporal e do visagismo. Com toda essa bagagem cultural, artística e aplicação prática, ela se tornou a primeira especialista em Fine Art Portrait de Gestantes do Mundo. O seu estúdio na cidade do Rio de Janeiro é um dos mais conceituados e procurados do Brasil para fotografia de gestante.

Sven Frölich e Carolina Cassiano - Tema: Comunicação não violenta
- alemão radicado no Brasil, é o principal divulgador da técnica da Comunicação Não Violenta (CNV), aqui no país. Orientador de exércitos como o da Alemanha e o de Israel, aclamado por profissionais corporativos e também por pessoas que desejam aprender a ter mais empatia e conexão com o próximo na vida pessoal.  Carolina é Coach ontológica, mediadora de diálogos internos, facilitadora de CNV e processos de autocompaixão.

Eduardo Maróstica - Tema: Crenças limitantes
- é uma autoridade em diferentes temas do mercado corporativo. Um deles, que trata de Crenças Limitantes, no entanto, tem tanto o viés empresarial como o pessoal. E aprender sobre a importância da flexibilidade sobre os temas que acreditamos serem verdades absolutas podem contribuir com o nosso crescimento em qualquer área.

6 - Tem algo mais que o público terá acesso?
Na sexta-feira (2/8), o Vida! terá diversas vivências sobre relacionamento, liderança, autoconhecimento, expansão da conhecimento e como se livrar do estresse. Essas vivências podem ser adquiridas em um pacote à parte das palestras dos dias 3 e 4.  Além das palestras que acontecem durante o final de semana, também terá o Vida Festival com apresentações e dinâmicas durante os intervalos e happy hour no final do evento aberto para toda a comunidade e também o Vida Kids com atividades desenvolvidas especialmente para os pequenos.

7 - Qual o contato o interessado de participar pode buscar?
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida! - dias 3 e 4 de agosto - Local: Clube Ariribá - Avenida das Arapongas, 700 - Ariribá, Balneário Camboriú – SC. Informações e ingressos: www.vemprovida.com.br/congresso/

Aí fica a dica para mais um evento excelente e a importância de se autoconhecer.

Grata, Elaíse Cindral e Samira Rocha.

Milhões de beijos iluminados,
prosperidade e sucesso,

Mariomar Teixeira
- Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp – E-mail: [email protected] - Instagram: @mariomar_teixeira

Perfil

Mariomar Teixeira
é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida!
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida!Foto: Divulgação
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida! 1
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida! 1Foto: Divulgação
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida! 2
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida! 2Foto: Divulgação
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida! 3
2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida! 3Foto: Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: