Holística

Mariomar Teixeira

ver colunas anteriores
Sala decorada pela Arquiteta Ana Cristina Cunha - Quadro de C. Pragana
Sala decorada pela Arquiteta Ana Cristina Cunha - Quadro de C. PraganaFoto: Mariomar Teixeira

Quando você identifica com a bússola qual o ponto cardeal e colateral do ambiente que pretende harmonizar, fica mais fácil ter noção e sugestão com quais objetos, cores e elementos pode usar.

Ter o apoio de um profissional da área de Arquitetura e Designer facilita muito. Como a foto que posto aqui no texto: uma residência organizada pela Arquiteta Ana Cristina Cunha (gosto muito de trabalho dela) com uma parede branca, o sofá de dois lugares (tudo muito leve - "clean")  e o quadro abstrato do Artista Plátisco C. Pragana - tudo no ponto colateral Sudoeste - relacionamento. Mesmo como consultora de Feng Shui, eu sempre que posso tenho os Arquitetos e Designers para me darem suporte na minha residência.

É comum perguntarem sobre o que deve colocar ou não em um ponto cardeal e colateral, abaixo faço sugestões para que você tenha um ideia de como trazer mais harmonia para sua vida.

Confira o vídeo abaixo:

Crédito: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco


Leia também:
Feng Shui (Escola da Bússola) e o Espelho
Cinco elementos, a base dos estudos chineses
Feng shui e a organização da bagunça


Quando um ambiente precisar de mais inspiração, foco e comunicação, é interessante ativar o elemento Água no ambiente.

1 - N -Norte (K’an)
- Elemento: Água
Significado
: trabalho – força de vontade material e realização profissional.
O que é permitido ter: portas, janelas, espelho, quadros de água, geladeira, ar condicionado, ventilador, fogão. Se a pessoa estiver com dificuldade de se estabelecer em um emprego, pode colocar um móvel pesado perto ou onde se encontra esse ponto cardeal para atingir mais equilíbrio e estabilidade na vida profissional. Apesar, que portas e janelas sempre trazem novas oportunidades nesse ponto cardeal. Pode ter televisão, aparelhos eletrônicos, som. Pode ter objeto de metal, pois é o elemento que gera água.
O que deve ser evitado:
evitar plantas com espinhos, bebidas alcoólicas e objetos com pontas. É um local que pode ter objetos ímpares e curvilíneos.

Muitas pessoas falam que quer relacionamento, mas esse ponto colateral (junto com o Oeste), não são bem cuidados no seu ambiente, dificultando uma estabilidade afetiva. Evite colocar EXCESSO de imagens de pássaros nesse ponto.

2 -SO - Sudoeste (K’un) – Elemento:
Terra
Significado:
relacionamento – ação nos planos e nas ideias. Simboliza o relacionamento do casal e/ou a sociedade comercial.
O que é permitido ter: Sempre objetos duplos, que simbolize parceria pessoal (íntima, afetiva) ou parceria comercial. Pode ter som. Quadros que apresente duplicidade em suas características. Esculturas do elemento Terra (argilas ou pedras). Fotografias do casal.
O que deve ser evitado:
evitar plantas com espinhos, bebidas alcoólicas, objetos com pontas e espinhos. É um local que só pode ter objetos pares. Evitar ter televisão, aparelhos eletrônicos, computadores. Portas e janelas devem ser evitadas nesse ponto cardeal, se tiver, devem ser contornadas de vermelho. Geladeira, ventilador, bacia sanitária, ar condicionado (o aparelho interno que esfria o ambiente – se tiver, deve ser colocado a fita adesiva vermelha na parte superior do ar condicionado. Não precisa ficar visível).

Se tiver uma pessoa muito enferma na família, sempre sugiro um tom verde no ponto Leste para trazer conforto e bem-estar.

3 - L - Leste (Chên/ Zen)
Elemento: Madeira dura
Significado: saúde; família, a tradição e os ancestrais. O respeito pelos mais velhos – Linha de planejamento, organização, emocional e espiritual.
O que é permitido ter: portas e janelas na entrada da casa, mas no quarto de crianças e adolescentes as janelas devem ser contornadas de vermelho para que esses possam respeitar os mais velhos do local. Esculturas com todos os membros do corpo e com aspecto saudável. Quadros de árvores, flores e plantas. Evitar plantas com espinhos nesse local, para evitar conflitos entre os pais e os irmãos.
O que deve ser evitado:
No quarto de crianças e adolescentes, as janelas devem ser contornadas de vermelho para que esses possam respeitar os mais velhos da família. Esculturas apenas com tronco, faltando membros. Fotografias de pessoas muito enfermas. Televisão. Bebidas alcoólicas e adegas.

Para trazer ainda mais prosperidade aos habitantes do local é interessante organizar o ponto: Sudeste, Oeste, Norte e Sul.

4 - SE - Sudeste (Sun) –  Elemento:
Madeira leve
Significado:
Prosperidade – expressa a inteligência de forma organizada.
O que é permitido ter: plantas com espinhos, esculturas de pontas, quadros de flores, quadros de peixes (de preferência sempre entrando para o local), todos os tipos de aparelhos eletrônicos. Bebidas alcoólicas. Tudo que possa simbolizar prosperidade, fartura e abundância. Os retratos de todos que se deseja ampliar a prosperidade.
O que deve ser evitado:
portas e janelas, mas se tiver devem ser contornadas de vermelho. Geladeira, adega, ventilador, bacia sanitária, ar condicionado (o aparelho interno que esfria o ambiente – se tiver, deve ser colocado a fita adesiva vermelha na parte superior do ar condicionado. Não precisa ficar visível).

5 - Centro - não tem ponto cardeal ou colateral - Elemento: Terra

Para quem quer ativar as relações sociais e profissionais de uma forma muito dinâmica.

6 - NO - Noroeste (Chien/ Qian) - Elemento:
Metal
Significado:
simboliza pessoas que ajudam, amigos, parcerias e viagens (novos começos e melhorias).– provedor, que gera condições para nutrir.
O que é permitido ter: Fotos ou postais de viagens que deseja realizar ou retornar (é interessante incluir o nome do local atrás), mapa mundi, logomarcas de empresas que almeja como parceria, fotos de pessoas que você quer criar ou reforçar a amizade. Pode ter bacia sanitária, aparelhos eletrônicos, geladeira, adega, relógio de parede e bebidas alcoólicas.
O que deve ser evitado:
Portas e janelas (se tiver, devem ser contornadas de vermelho). Quadro de caminhos, rios ou mares sem chegar a um local definido.

O ponto cardeal Oeste
deve ser observado com muita cautela, pois ele é um local presente, que deve ter uma organização gerando estabilidade e ao mesmo tempo projetando o futuro.

7 - O - Oeste (Tui) – Elemento:
Metal
Significado:
filhos; criatividade; projetos novos; sexualidade do casal – as emoções transparecem nas ações.
O que é permitido ter: arquivos, álbuns de fotografias, objetos que não são usados constantemente. Por ser a sexualidade do casal, deve ter objetos duplos na decoração. Livros para estimular os moradores a lerem. Caso os filhos não estejam com bom desempenho escolar, colocar livros antigos da escola, ou até os atuais, no ponto cardeal Oeste. Estimula a concentração.
O que deve ser evitado:
evitar plantas com espinhos, objetos com pontas e espinhos. É um local que só pode ter objetos pares. Evitar ter televisão, aparelhos eletrônicos, computadores. Portas e janelas devem ser evitadas nesse ponto cardeal, se tiver, devem ser contornadas de vermelho. Geladeira, adega, ventilador, bacia sanitária, ar condicionado (o aparelho interno que esfria o ambiente – se tiver, deve ser colocado a fita adesiva vermelha na parte superior do ar condicionado. Não precisa ficar visível). Bebida alcoólica.

O ponto colateral Nordeste são as crenças de cada um, devemos respeitar o ter e o não ter fé de cada um.

8 -NE - Nordeste (Ken/ Gen) – Elemento:
Terra
Significado:
religiosidade, crenças, meditação, inspiração – propriedade estável e estabilidade financeira.
O que é permitido ter: Pode colocar objetos da crença do morador da casa. Retratos de pessoas vivas e que já partiram. Aparelhos eletrônicos são permitidos, assim como eletrodomésticos que refrigerem o ambiente. Portas e janelas são bem-vindas. Bacia sanitária também pode ser colocada.
O que deve ser evitado:
“Sempre digo que é um ponto colateral onde ser colocado a critério de cada um. Pois uma força Divina Universal e depende da crença de cada um”.

9 - S - Sul (Li) – Elemento:
Fogo
Significado:
autoestima; autoconfiança; reconhecimento; sucesso – intelectualidade e força de vontade. Necessita colocar os pés no chão e ser mais prático.
O que é permitido ter: portas, janelas, espelho. Retrato de todos os familiares vivos. Diplomas, certificados, artigos publicados sobre a pessoa. Todos os tipos de aparelhos eletrônicos. Plantas com espinhos, bebida alcoólica, objetos com pontas e espinhos. É um local que pode ter objetos ímpares.
O que deve ser evitado, por interferir na autoestima dos moradores:
Não pode ter geladeira, ventilador, bacia sanitária, ar condicionado (o aparelho interno que esfria o ambiente – se tiver, deve ser colocada a fita adesiva vermelha na parte superior do ar condicionado. Não precisa ficar visível). Pode ter bar e muitas bebidas, mas não pode ter adega.

Faça um lista de cada objeto que tem em cada ponto e vai fazendo a harmonização necessária na sua casa e na sua vida no seu tempo e no seu ritmo. Cada pessoa sabe o que passa e o que levou a escolha que fez em um momento da vida. Faça as mudanças que sejam primordiais, até concluir o ambiente todo. Você vai amar ainda mais o seu ambiente.

Para os que tenham interesse de conhecer mais o tema: 20/07 - das 9 às 12h e das 13 às 18h30 - CURSO Básico de Feng Shui da Escola da Bússola. Local: Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 217 - Derby, Recife - PE - (81) 3421-7055

Profissionais citados no texto (Parabéns pelo talento e profissionalismo):

Ana Cristina Cunha - Arquiteta
- Contato: (81) 99989-3212
C.Pragana -
Artísta Plástico - Rua Gago Coutinho, 500, Pina, Recife - PE. Contato: Camila - (81) 98111-1134.

Milhões de beijos iluminados,


Mariomar Teixeira
- Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp – E-mail: [email protected] - Instagram: @mariomar_teixeira

Perfil

Mariomar Teixeira
é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Sala decorada pela Arquiteta Ana Cristina Cunha - Quadro de C. Pragana
Sala decorada pela Arquiteta Ana Cristina Cunha - Quadro de C. PraganaFoto: Mariomar Teixeira
Quadro de C. Pragana
Quadro de C. PraganaFoto: Mariomar Teixeira
EVENTO CURSO Feng Shui
EVENTO CURSO Feng ShuiFoto: Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: