Exposição 'Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada' abre nesta quinta (10)
Exposição 'Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada' abre nesta quinta (10)Foto: Kayo Ferreira

Até o próximo dia 2 de novembro o Museu Murillo La Greca, em parceria com o Sesc Pernambuco, realiza a exposição coletiva Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada, com cerimônia de abertura para o público nesta quinta (10), às 18h. Alexandre L´Omi L´Odò, juremeiro, historiador e mestre em Ciências da Religião e o grupo de rap Guerrilha Zona Norte, integram a programação da noite.

Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada” reúne pelo menos vinte e uma imagens produzidas por Rennan Peixe, Karla Fagundes e Kayo Ferreira, profissionais da fotografia que compreendem a importância da (re)construção do imaginário africano em diáspora. O projeto pretende reafirmar a memória da arte afro-indígena brasileira em um diálogo poético que emana representatividade do universo da Jurema Sagrada em Pernambuco.





Leia também:
Alerj ajudará na reconstrução do Museu Nacional
Percentual de municípios com museus e bibliotecas caiu em 4 anos

A Jurema é uma religião com forte presença no Nordeste do País e carrega o nome emprestado da planta que dá origem à bebida sagrada confeccionada de suas raízes e cascas. Compreendendo a produção de imagens como espaço de poder que, por muitas vezes, é registrado a partir de um posicionamento folclorizado, demonizado ou fetichizado, Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada vem contrapor questões e afirmar seu espaço no campo da fotografia documental e da arte, com vivências do povo preto apontando um diálogo entre a ancestralidade, memória e afrofuturo.

Abertura da exposição Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada

Quinta, dia 10, às 18h, no Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim)
Gratuita

veja também

comentários

comece o dia bem informado: