CPI

123milhas: sócios faltam à CPI na Câmara, condução coercitiva pode ser pedida

Depoimento será remarcado para amanhã pelo presidente do colegiado

Crise na 123milhasCrise na 123milhas - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os sócios da 123milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, faltaram à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras na Câmara dos Deputados.

De acordo com o relator da CPI, Ricardo Silva (PSD-SP), eles alegaram problemas de agenda. Um novo depoimento será marcado para esta quarta-feira.

— Se não comparecerem, vamos pedir a condução coercitiva — afirmou o relator da CPI.

A 123 Milhas entrou, na tarde desta terça-feira, com pedido de recuperação judicial em tutela de urgência por meio da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim. O pedido é que todos os processos de cobrança movidos contra a empresa sejam suspensos de forma imediata, por um período inicial de 180 dias.

Há cerca de duas semanas, a compania anunciou que não emitiria passagens já compradas de uma linha promocional com embarques programados entre setembro e dezembro deste ano.

O cancelamento atinge passagens vendidas nos pacotes Promo, com preços muito abaixo dos praticados no mercado e datas flexíveis de embarque. O modelo é o mesmo que costumava ser oferecido pela Hurb, que deixou milhares de passageiros na mão e foi proibida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) de vender pacotes flexíveis.

O relator da CPI, Ricardo Silva (PSD-SP) afirma que o esquema da 123milhas se assemelha muito a uma pirâmide que ruiu. Quando se oferece um produto, em uma condição muito boa de negócio, e as pessoas vão entrando. Esse sistema, então, vem a ruína no momento em que os sócios enriquecem. Eles esperaram o momento de maior aquisição de clientes.

A CPI também pediu a as quebras de sigilo bancário e fiscal da empresa.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Newsletter