Economia

40% dos consumidores utilizaram cartão de crédito de alguma fintech nos últimos 12 meses

Isenção de taxas e menos burocracia estimulam a contratação dos serviços de plataformas digitais

Fintechs têm boas taxas de juros na concessão de investimentos rentáveis Fintechs têm boas taxas de juros na concessão de investimentos rentáveis  - Foto: Paullo Alemida / Folha de Pernambuco

As fintechs, startups que oferecem serviços financeiros por meio de plataformas digitais, mudaram os hábitos dos consumidores brasileiros nos últimos anos. Um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) feito em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indica que 40% dos entrevistados utilizaram cartão de crédito de alguma fintech nos últimos 12 meses.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o segredo do crescimento no uso dos cartões das fintechs está na qualidade da experiência e no fato dessas instituições atenderem a uma parcela da população que até então não encontrava amparo nas instituições financeiras tradicionais.

“As fintechs de cartões têm a vantagem da funcionalidade e fluidez dos aplicativos. Então, o atendimento ágil e transparente contrasta com a lentidão e a burocracia dos grandes bancos”, diz Costa. “Além disso, em um banco tradicional, muitas vezes os correntistas não conseguiam acesso ao crédito, já as fintechs oferecem esses serviços com mais facilidade”, explica o presidente.

Leia também:
Bancos com mais de 500 mil contas têm de adotar pagamento instantâneo
Bancos ampliam crédito mais caro para manter lucro


Usuários preferem bancos digitais aos tradicionais. Pagamento de contas é o serviço mais utilizado

De acordo com a pesquisa, 45% dos consumidores utilizaram ou vêm utilizando os serviços de algum banco digital nos últimos 12 meses, sobretudo para o pagamento de contas (16%), verificação de saldo ou extrato (14%), saque de dinheiro (11%), realização de pagamento com cartão de débito (11%) e transferência de dinheiro (11%).

O levantamento mostra que 84% dos clientes de bancos digitais também possuem conta em bancos tradicionais. Embora sejam clientes de fintechs, esses consumidores continuam utilizando serviços de bancos convencionais pela facilidade na obtenção de crédito pelo tempo de conta (38%) e a possibilidade de um atendimento presencial quando necessário (33%).

Quando comparados aos serviços das instituições tradicionais, os bancos digitais conquistaram a preferência de 55% dos entrevistados que utilizam ambos os serviços. Já 25% afirmam não ter preferência e apenas 20% preferem os bancos tradicionais.

“A concorrência entre os bancos tradicionais e as fintechs é boa para todos. As startups chegam com soluções criativas e customizadas, deixando os preços mais competitivos, enquanto empresas já estabelecidas agem para melhorar sua estrutura de produtos e serviços”, afirma o presidente da CNDL.

Veja também

Ibovespa aprofunda queda por cautela mundial com Oriente Médio e com cenário fiscal no Brasil
ECONOMIA

Ibovespa aprofunda queda por cautela mundial com Oriente Médio e com cenário fiscal no Brasil

Dólar sobe 1% ante o real com fortalecimento da divisa no exterior

Dólar sobe 1% ante o real com fortalecimento da divisa no exterior

Newsletter