421 catadores do Recife receberão auxílio financeiro da Ambev
O valor do auxílio é de R$100 e será feito através da associação de catadores
O Carnaval, além de ser uma das festas mais tradicionais do país, é uma importante fonte de renda extra para os trabalhadores informais, como os catadores. Em 2021, sem a festividade, muitos irão sentir a falta desse dinheiro. Para minimizar essa perda, a Ambev firmou parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) para doar R$100 como auxílio financeiro a 421 profissionais do Recife.
No total, serão beneficiados 2.800 profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, além da capital pernambucana. De acordo com a Ambev, essas foram as cidades onde a empresa atuou no Carnaval de 2020 junto aos catadores e, por isso, a companhia as escolheu como uma forma de ajudar a diminuir o impacto das festas que não vão acontecer. O pagamento será feito pela Ambev através da Ancat, sem necessidade de inscrição pelos profissionais.
Além disso, para ajudar ainda mais no trabalho dos catadores e incentivar as pessoas a ficarem em casa e descartarem o resíduo corretamente, a Ambev firmou uma parceria com o portal eCycle que disponibilizará, durante os dias de Carnaval, um serviço de busca por pontos de descarte de resíduos, que serão destinados a cooperativas de reciclagem. Ao todo, serão mais de 800 pontos de coleta mapeados e mais de 500 cooperativas apoiadas com a iniciativa.
Leia também
• Ambev doa 5 mil caixas térmicas para transporte de vacinas
• Site da Ambev cadastra ambulantes do Carnaval para receberem ajuda financeira
• Ambev fecha acordo para comprar mil veículos elétricos
Para facilitar o acesso da população, a companhia vai disponibilizar, durante as lives promovidas pelas marcas da Ambev, um código QR da eCycle que vai direcionar o consumidor para a página do site com o serviço de busca dos pontos de descarte mais próximos. “O apoio da Ambev aos catadores neste momento difícil, fortalece nossa parceria e demonstra o reconhecimento dos catadores como prestadores de serviços oficiais do Carnaval” segundo Roberto Rocha, presidente da Ancat.
Esta não é a primeira parceria entre a Ambev e a Ancat. Em 2020, elas organizaram uma força-tarefa para coleta de resíduos gerados nas festas. Na ocasião, foram mais de 324 toneladas de materiais recicláveis recolhidos, superando em 62% a expectativa da empresa.
Além da iniciativa com catadores e catadoras, a Ambev também anunciou um outro destino para as caixas térmicas usadas pelos vendedores ambulantes nos bloquinhos. Dessa vez, elas serão usadas nos postos de saúde do Brasil inteiro para armazenar e transportar vacinas contra Covid-19.