Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa

49% dos brasileiros acreditam que país vai melhorar em 2025

Levantamento foi realizado pelo Ipespe com 2 mil pessoas

Pesquisa ficou dez pontos abaixo do registrado na pesquisa de dezembro do ano passado, que somou 59%Pesquisa ficou dez pontos abaixo do registrado na pesquisa de dezembro do ano passado, que somou 59% - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que, em 2025, o Brasil irá melhorar. O resultado é o mesmo em relação ao levantamento de outubro, mas dez pontos abaixo do registrado na pesquisa de dezembro do ano passado, que somou 59%.

Já a percentagem dos entrevistados que disseram que o país irá piorar passou de 23% em outubro para 28% em dezembro, ficando 11 pontos acima do registrado no mesmo período do ano anterior, de 17%.

O levantamento da Febraban, divulgado nesta quinta-feira (26), foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil pessoas, nas cinco regiões do país.

A pesquisa mostrou ainda que, para a maioria (66%), o país melhorou em 2024 (40%) ou ficou igual (26%) em relação a 2023. Essa soma era de 79% em dezembro de 2023 (melhorou: 49%; ficou igual: 30%), o que representa um recuo de 13 pontos no acumulado do ano.

Já a percepção de piora do ano corrente em relação ao ano anterior, que era 20% em dezembro do ano passado, cresceu de forma contínua em 2024, alcançando, em dezembro de 2024, para 32%, um aumento de 12 pontos em relação a dezembro de 2023.

“Os sentimentos para 2024 e as perspectivas para 2025 carregam sentimentos de otimismo e cautela, que refletem o que ocorreu ao longo de todo ano. De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e as famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação”, destacou o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

Veja também

Lula sanciona lei que flexibiliza conteúdo local em contratos de petróleo
PETRÓLEO

Lula sanciona lei que flexibiliza conteúdo local em contratos de petróleo

Erro na cotação do dólar no Google aguça debate sobre responsabilidades das plataformas
BRASIL

Erro na cotação do dólar no Google aguça debate sobre responsabilidades das plataformas

Newsletter