Logo Folha de Pernambuco

Comunicações

5G: Anatel vai verificar 'qualidade' do sinal só após 29 de setembro

Data corresponde a prazo para empresas adequarem-se às regras estabelecidas

5G Wi-fi5G Wi-fi - Foto: Freepik

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) só passará a verificar a qualidade do sinal do 5G a partir do dia 29 de setembro. De acordo com o presidente da agência, Carlos Baigorri, esse é o prazo que as empresas têm para se adequar às regras estabelecidas.

— Nesse momento, a Anatel ainda não está apurando a qualidade da prestação do 5G uma vez que não se chegou ainda no prazo limite do lançamento comercial e nós entendemos que está em uma fase de testes. A partir do dia 29 de setembro a prestação dos serviços precisa ser feita nos termos regulamentados. E nós vamos a campo justamente para medir a prestação de serviço, os indicadores de qualidade, e tomar as medidas que forem necessárias — afirmou Baigorri, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Durante a coletiva, foi confirmado que Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre receberão o 5G a partir de sexta-feira.

Também presente na entrevista, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o esclarecimento era importante porque algumas pessoas já cobravam uma ação imediata da Anatel.

— Brasília começou no dia 6. Então eles têm até dia 29 de setembro para otimizar a faixa, para terminar todas as obrigações. E a partir do dia 29 de setembro, é quando a Anatel vai fazer a sua aferição — afirmou, acrescentando: — As pessoas achavam que no primeiro dia já estava tudo funcionando e que a Anatel já precisava agir.

Mais cedo, a Anatel havia informado que São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia devem ser as próximas capitais com a ativação do sinal de 5G. Ainda não foi definida, no entanto, a data para isso.

Brasília foi a primeira cidade do país a contar com o chamado "5G puro", oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade e menor latência (tempo de resposta).

Veja também

Taxa de desemprego recua em Pernambuco e mais 6 estados no terceiro trimestre, diz IBGE
desemprego

Taxa de desemprego recua em Pernambuco e mais 6 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE
EMPREGO

Nenhuma UF teve aumento estatisticamente significativo no desemprego no 3º tri, diz IBGE

Newsletter