Logo Folha de Pernambuco

Comércio

60% dos empresários pernambucanos esperam aumento no volume de vendas no mês Junino

Segundo a Fecomércio PE, cerca de 59,2% dos empresários acreditam no faturamento superior ao mesmo período de 2023

Vestido junino infantil à venda no comércioVestido junino infantil à venda no comércio - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Pesquisa feita pela Fecomércio PE, sobre a perspectiva do comércio com as festividades do Dia dos Namorados e São João, mostrou que os empresários estão otimistas com a chegada das datas comemorativas. Realizada entre os dias 24 e 27 de maio, o estudo foi feito com 71 empresários dos setores de bens, serviços e turismo do Estado e constatou que cerca de 59,2% dos pesquisados avaliam o desempenho das vendas maior quando comparado a 2023, 32,4% avaliam que o desempenho das vendas será igual e apenas 8,5% esperam um desempenho de vendas menor. 

As principais justificativas para o otimismo apontado pelos empresários foram as estratégias de vendas, bom momento sazonal que as datas representam e investimentos em estruturas físicas para melhores atendimentos. 

Com o e-commerce liderando essas estratégias, a previsão é que a maioria das vendas seja realizada pela internet. De acordo com o levantamento, cerca de 71% dos empresários ouvidos destacaram o uso da ferramenta para atrair os consumidores, seguidos por promoções e descontos (19,7%), publicidade de rua (6,1%) e sorteios e brindes (3%)

“As festividades do Dia dos Namorados e São João é uma oportunidade para os empresários alavancarem seus negócios. E para conseguirem aproveitar ao máximo essas datas é importante criar um planejamento e adotar práticas de marketing para aumentar ainda mais as vendas. Investir em campanhas publicitárias para apresentar seus produtos e serviços e utilizar as redes sociais para criar conteúdos atrativos são algumas dicas importantes. Fazer um planejamento do estoque, oferecer opções variadas de pagamento e investir em promoções e descontos são outras ferramentas relevantes. O otimismo, também refletido pelos dados da CNC, sugere que essa tendência pode se estender além das datas comemorativas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto.  


Índice de Confiança do Empresário do Comércio

Além do estudo da Fecomércio-PE, o cenário positivo também é esperado pelo o que aponta os dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec/CNC) que apresentou uma visão igualmente otimista, com 53,9% dos entrevistados apontando uma melhora nas condições atuais da empresa. A previsão é reforçada pela boa expectativa para a economia brasileira, com 71,5% dos empresários prevendo uma melhora nos próximos meses junto a perspectiva para o setor do comércio, que também é animadora, com 79% dos empresários afirmando uma expectativa de melhora para o segmento. 

Essa confiança dos empresários se reflete em suas projeções para as vendas no Dia dos Namorados e São João 2024. Com isso, cerca de 41,8% dos empresários esperam uma variação média entre 1% e 10% no volume de vendas. Ainda mais otimistas, 17% acreditam em um aumento entre 15% e 30% nas vendas em comparação com o ano anterior. 

Coleta de Dados

A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, composto por seis perguntas, sendo uma sobre o segmento de atuação do empresário e cinco sobre as expectativas e estratégias para as datas comemorativas de São João e Dia dos Namorados. O início da coleta de dados iniciou-se no dia 24/05/2024 e foi concluída no dia 27/05/2024 para manter a proximidade das sazonalidades e não perder a percepção dos empresários diante das estratégias possíveis de serem aplicadas.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter