EUROPA

A exemplo de Paris, Madri vai proibir aluguel e tirar patinetes elétricas das ruas

Prefeitura da capital espanhola alega que veículos estão obstruindo as calçadas

Patinetes. Patinetes.  - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A prefeitura de Madri, capital da Espanha, vai proibir o compartilhamento de patinetes elétricas a partir de outubro. A cidade agora se junta a Paris ao retirar os veículos de suas ruas e respondendo a reclamações de que eles estavam obstruindo as calçadas.

“Nossa prioridade é a integridade física e a segurança dos cidadãos de Madri. Revogamos a autorização das empresas de aluguel de patinetes nas ruas da cidade”, disse o prefeito José Luis Martínez-Almeida em uma mensagem no X, após o governo municipal anunciar a medida.

De acordo com o comunicado do governo local, as empresas que alugam patinetes não cumpriram os requisitos, incluindo oferecer serviço para toda a cidade, além de não possuírem cobertura de seguro e tecnologias que impeçam a circulação ou o estacionamento em áreas proibidas.

Em 2023, os eleitores de Paris optaram por proibir as patinetes elétricas compartilhadas em toda a cidade em um referendo, apoiando os funcionários municipais que afirmaram estar frustrados com o uso do espaço público pelos operadores e com os acidentes relacionados às patinetes.

A votação fez da capital francesa a maior cidade a expulsar as operadoras de patinetes de aluguel. O conselho municipal de Melbourne votou no mês passado para proibi-las no distrito comercial central, afirmando que elas representavam um risco à segurança pública.

No ano passado, Madri concedeu à Lime, Dott e Tier Mobility um contrato de três anos para oferecer até 6 mil patinetes na cidade, mas as três empresas agora terão que removê-los. O governo afirmou que um dos principais problemas com o aluguel de patinetes na cidade tem sido o estacionamento irregular em locais não autorizados.

A Lime discordou da decisão do governo de Madri e informou que recorrerá após receber uma notificação oficial, segundo um comunicado. A Dott preferiu não comentar.

Veja também

Dona do Burger King, Zamp assume operações da Subway no Brasil
FAST FOOD

Dona do Burger King, Zamp assume operações da Subway no Brasil

Saque-aniversário do FGTS pode acabar? Ministro vai encaminhar projeto ao Congresso
Saque-aniversário

Saque-aniversário do FGTS pode acabar? Ministro vai encaminhar projeto ao Congresso

Newsletter