GRANDE RECIFE

Rede de academias é flagrada furtando energia pela segunda vez no ano; gerentes são presos

Operação da Neoenergia e Polícia Civil identificou a fraude em unidades de Paulista

Flagrante aconteceu em duas unidades da rede, em PaulistaFlagrante aconteceu em duas unidades da rede, em Paulista - Foto: Neoenergia Pernambuco/Divulgação

Pela segunda vez no ano, a Neoenergia Pernambuco identificou desvios de energia elétrica em duas unidades de uma rede de academias em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo a concessionária, toda a energia não medida será cobrada de forma retroativa dos estabelecimentos.

O flagrante aconteceu na última terça-feira (9) em duas unidades da academia Top Fitness. Em maio, a Neoenergia Pernambuco havia flagrado um desvio de mais de 140 mil kWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 1.160 residências por 30 dias. 

Na ação, feita em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), dois gerentes dos estabelecimentos foram detidos pela polícia.

"Sempre acompanhamos os clientes que são identificados com ligações irregulares por alguns meses para saber se o consumo está sendo medido da forma correta. Quando chegamos às duas unidades, constatamos a reincidência no furto de energia junto com a polícia", relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.

A Neoenergia Pernambuco reforça que desvio de energia é irregular e configura crime. 

Outro fator importante nesse tipo de crime, destaca a concessionária, é o impacto desse tipo de ação no valor da conta de energia.

"No final, todos terminam pagando. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação", conclui Muniz.

A Folha de Pernambuco entrou em contato com a academia para saber se a rede fará algum esclarecimento sobre o caso e aguarda retorno.

Como denunciar?
Relatos de ligações clandestinas ou furto de energia por fraude no medidor, podem ser feitos à Neoenergia Pernambuco por meio do 116. A identidade será mantida em sigilo, garante a distribuidora. 

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter