Logo Folha de Pernambuco

Fenearte

Ações de apoio a artesãos são implementadas devido ao adiamento da Fenearte

A expectativa é de que a feira ocorra quando a situação sanitária permitir a realização de um evento de grande porte

FenearteFenearte - Foto: Jan Ribeiro / Prefeitura de Olinda

A 21ª edição da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, que seria realizada entre os dias 1º e 12 de julho deste ano, não irá acontecer na data prevista devido à pandemia do novo coronavírus. A expectativa é de que ocorra quando a situação sanitária permitir a realização de um evento de grande porte. Atuando como um importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato, a Fenearte reúne, em média, um público de 5.000 expositores e mais de 300 mil visitantes. 

O Governo de Pernambuco, por meio da AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), está realizando campanhas para auxiliar os artesãos, como o Abrace o Artesão Pernambucano, Artesanato Solidário e Vale Artesanato. “É importante auxiliar o artesão, potencializando suas vendas nesse momento de pandemia. Também estamos fazendo um trabalho de preparação dele para essa realidade do momento, mais digital, dando orientações de como vender e expor sua arte na internet”, comenta a diretora de Promoção da Economia Criativa da AD Diper, Márcia Souto. 

O Abrace o Artesão transformou as redes sociais do Centro de Artesanato de Pernambuco numa vitrine que possibilita diretamente a divulgação e negociação entre artesão e cliente. Já o Artesanato Solidário é uma ação de compra pelo Governo do Estado do estoque dos artesãos que estão com produtos disponíveis nas lojas físicas do Centro de Artesanato de Pernambuco e dependem financeiramente dessa comercialização. Assim, mais de 1.000 artesãos estão sendo contemplados. Todos os produtos adquiridos serão doados posteriormente, através de um chamamento público, para instituições filantrópicas sem fins lucrativos.

O Vale Artesanato funciona como um voucher de presente digital e pode ser adquirido na plataforma do Centro de Artesanato de Pernambuco, podendo ser trocado posteriormente em uma das unidades físicas do Centro, em Recife, Olinda ou Bezerros. Com data a ser confirmada, o Governo de Pernambuco também vem formatando um novo evento online voltado à comercialização do artesanato pernambucano.

 

Veja também

Newsletter