Construção

Ademi-PE e Sinduscon-PE visitam Folha de Pernambuco e anunciam evento sobre construção, no Recife

O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) acontece nos dias 28 e 29 de setembro, no auditório do Cais do Sertão

Ademi-PE e Sinduscon-PE visitam Folha de PernambucoAdemi-PE e Sinduscon-PE visitam Folha de Pernambuco - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Na manhã desta terça-feira (26), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), visitaram a Folha de Pernambuco para divulgar o Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC). O evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro, no auditório do Cais do Sertão, no Recife. 

O diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi; a diretora administrativa, Mariana Costa, e o diretor operacional, José Américo Lopes Góis, receberam os convidados. 

O evento, que contará com a presença de várias autoridades, aborda os principais temas ligados aos desafios da construção civil. O intuito é partilhar conhecimento e promover um intercâmbio de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas. 

De acordo com o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Sá Barreto Couto, a meta do Fórum é a união entre o Norte e Nordeste para discutir os problemas existentes em cada região, e as novas tecnologias. Unir forças para ter uma representatividade a nível nacional junto ao Governo Federal também é um dos objetivos do encontro. 

“O objetivo é trocarmos essas ideias para combater, notadamente, o déficit habitacional e a parte de infraestrutura que tem um deficitário, como também sugerirmos ao setor público uma forma de fazer uma interação maior em função da renda per capita da Região Nordeste, que é menor. Você ter um engajamento de estados e municípios junto com recursos federais, conseguir fazer a meta de habitação popular, e de médio porte e também a parte de infraestrutura, a gente discute muito isso com os estados e municípios”, disse. 

No primeiro dia de evento, das 14h às 15h20, um dos painéis abordará a Revitalização de Centros Históricos. Entre os palestrantes está o prefeito do Recife, João Campos, que vai falar sobre o Recentro, programa da Prefeitura do Recife que prevê a manutenção, cuidado, intervenções físicas estruturantes e o desenvolvimento de processos sociais, culturais e econômicos necessários à transformação urbana sustentável e inclusiva do território do Centro. 

Segundo o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões, a capital pernambucana não poderia ter sido o melhor lugar para fazer o evento, devido a dois movimentos fortes: o Recentro e o Programa Morar Bem, do Governo de Pernambuco

“O Recentro reúne as principais características para ser um programa de sucesso. Já existe um polo de tecnologia, já existem empresas instaladas, infraestrutura. [...] E também não poderia ser um lugar melhor porque Pernambuco é o Estado que criou o Programa Morar Bem, o primeiro do Norte e Nordeste. Quando você reúne essas duas características, o Norte/Nordeste inteiro quer ouvir a gente e os nossos cases”, comentou.  

O evento terá painéis com temas como “Os projetos estruturantes para o desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste”, “Revitalização de Centros Históricos”, “Habitação popular – Além dos Programas Federais”, “Nova lei do seguro habitacional para loteadoras e incorporadoras”, “Frente Parlamentar de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária”, “Operacionalização do MCMV”, “As alterações tributárias e seus efeitos para a construção civil no Norte e Nordeste do Brasil”, “Ações para impulsionar o desenvolvimento nas Regiões Norte e Nordeste”, “A importância das energias renováveis no Norte e Nordeste para o desenvolvimento do Brasil” e “Ações governamentais para o desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste”. 

Entre os presentes no evento, está o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, com o painel de encerramento do evento, na sexta-feira (29), das 17h40 às 19h, que abordará as ações governamentais para o desenvolvimento econômico das regiões Norte e Nordeste

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o ministro das Cidades, Jader Barbalho; o ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; e o diretor nacional de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger, também estarão presentes, além do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, entre outras autoridades. 

A programação completa do evento pode ser conferida no site do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC).

Veja também

Presidente da Petrobras discutiu colaboração entre empresas com ministro indiano
Petrobras

Presidente da Petrobras discutiu colaboração entre empresas com ministro indiano

Governo bloqueia mais R$ 2,1 bi do Orçamento deste ano, mas reduz congelamento de gastos; entenda
RECEITAS E DESPESAS

Governo bloqueia mais R$ 2,1 bi do Orçamento deste ano, mas reduz congelamento de gastos; entenda

Newsletter