Aena anuncia construção de espaço intermodal e novos investimentos para o Aeroporto do Recife
Empresa também apresentou um balanço do ano de 2024 e expansão estrutural do aeroporto
"A grande novidade aqui é sobre o terminal antigo, que será o intermodal. Para nós, isso também representa uma mudança, um paradigma que conseguimos quebrar. O desenvolvimento imobiliário, tanto na área pública, que chamamos de área mais próxima à cidade, quanto na área militar, também está em grande expansão”, explicou o diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti.
Ainda segundo Moretti, a ideia do intermodal é trazer acolhimento ao que o passageiro. A iniciativa abrange a criação de áreas verdes, comércio, obras de arte e a restauração de patrimônio histórico, integrados a um centro multifuncional pensado para promover mobilidade e lazer à população. O local reunirá diversos serviços, como transporte por aplicativos e turismo, espaços para exposições artísticas, além de cafés e lanchonetes.
A infraestrutura do entorno também passará por melhorias significativas, incluindo a recuperação das calçadas na fachada do aeroporto, replantio de árvores compatíveis com o espaço, instalação de sistemas de drenagem para prevenir alagamentos e implantação de ciclofaixas e passagens niveladas com as calçadas para aprimorar a acessibilidade. A entrega da obra está prevista para o final de 2025.
Leia também
• Câmara Municipal de Paulista suspende concurso público por determinação da Procuradoria
• Rui Costa: Lula deu ênfase que nenhuma medida heterodoxa será adotada sobre alimentos
• Governo atuará na redução de alíquota em alimento mais caro no mercado interno, diz ministro
O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Angelus, comentou sobre Aena Brasil somando-se ao trabalho da gestão municipal em promover o turismo local. “A Aena tem feito um trabalho brilhante na expansão e evolução do aeroporto, o que potencializa os esforços da prefeitura em atrair turistas e eventos para Recife.”
Segundo Angelus, o trabalho integrado entre a prefeitura e a Aena tem sido estratégico. Ele citou como exemplo a recente inauguração do voo Recife-Porto, fruto de negociações realizadas ao longo de um ano. “São iniciativas como essa que canalizam mais turistas para a cidade, fortalecendo o fluxo via aeroportos e outros meios de transporte”, ressaltou.
Desenvolvimento
Durante o encontro, a concessionária apresentou o projeto de desenvolvimento imobiliário, baseado em um conceito inovador de urbanismo. A proposta visa transformar o entorno do Aeroporto do Recife em uma área dinâmica e cheia de oportunidades, oferecendo novos serviços e benefícios à população local.
“O projeto prevê a disponibilização de 550 mil m² de área livre, aproveitando espaços subutilizados para criar um complexo que incluirá centros logísticos, comerciais, hotéis, empreendimentos empresariais, além de áreas voltadas para esportes, lazer e outras iniciativas alinhadas à operação aeroportuária”, explicou o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil, Marcelo Bento.
Além de requalificar o entorno do aeroporto, o projeto busca melhorar a infraestrutura local, estimular a economia e atender às necessidades tanto dos moradores quanto dos passageiros que transitam pela região.
Números
Em 2024, o terminal movimentou 9,6 milhões de passageiros, distribuídos em mais de 91 mil operações de pousos e decolagens. Com um aumento de 60% na capacidade operacional, o Aeroporto do Recife registrou mais um recorde diário de 35.300 passageiros, registrado em 6 de janeiro deste ano, ultrapassando a marca de 2024, quando chegou a movimentar, 33.092 passageiros num único dia.
A Aena destinou R$ 2 bilhões para obras em seus aeroportos no Nordeste, dos quais 60% foram direcionados para o Aeroporto do Recife, com isso, o terminal de passageiros passou de 50 mil m² para 70 mil m², uma ampliação de 40% em relação ao espaço anterior. Assim, as áreas destinadas ao uso comercial chegaram a 7.626 m², com 70 pontos para negócios, atraindo novas marcas de lojas, cafés e restaurantes e oferecendo uma gama mais variada de serviços.
W Premium Group
A W Premium Group que já possui duas salas VIP, com uma delas localizada no espaço reversível de embarque internacional, podendo atender também voos domésticos, agora vai ampliar seus serviços.
A empresa vai oferecer um ambiente de descanso exclusivo para um repouso mais longo entre uma conexão e outra, ou para viagens que saem de madrugada.