Aena lança programa de aceleração de startups
Operadora do Aeroporto do Recife disponibilizará até 50 mil euros aos projetos selecionados
Os curiosos e interessados no setor de transporte aéreo poderão ter a oportunidade de participar de um programa de aceleração de startups internacional. A Aena, operadora do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre criou seu próprio projeto, a Aena Ventures, para encontrar soluções para os desafios do setor. Como primeira iniciativa, serão selecionadas cinco startups de qualquer parte do mundo que apresentem projetos com respostas para desafios atuais e futuros enfrentados pelo segmento. Os grupos terão um financiamento de até 50 mil euros para a implementação das ideias.
A companhia procura iniciativas que permitam utilizar tecnologia, novos modelos de negócios em infraestrutura aeroportuária e desenvolvimento de sistemas inteligentes que possam melhorar a experiência do cliente. Os selecionados implementarão, por meio de um projeto piloto, soluções nas instalações da Aena para verificar a eficácia da empresa, melhorar seu produto ou serviço e abrir novas linhas de negócios.
O processo de aceleração contará com a mentoria de especialistas do setor aeroportuário que irão ajudar a orientar os projetos, além de apoio em instalações físicas e o financiamento no valor de 50 mil euros para a implementação das soluções desenvolvidas. Os grupos com mais destaque poderão, ainda, ter a oportunidade de firmar contrato com a Aena no valor de até 2 milhões de euros para o desenvolvimento e implantação do projeto em aeroportos selecionados.
Leia também
• Startup da UFRPE monta computadores para alunos em vulnerabilidade; saiba como doar
• Anvisa quer reforçar medidas contra Covid-19 em aeroportos e aeronaves
• Aena assume Aeroporto do Recife em 3 de março e anuncia obras emergenciais
Para participar, os projetos precisam se enquadrar em um dos cinco eixos propostos: Agilidade nos procedimentos e viagens ao aeroporto, experiência do passageiro, comunicação com o passageiro, sustentabilidade ou bagagem em geral. É necessário que os interessados inscrevam o projeto em inglês ou espanhol.
Em todo o mundo, as startups têm até o dia 14 de setembro para apresentar os projetos à Aena Ventures, que deverá iniciar o processo de aceleração ainda neste ano de 2020. Os grupos interessados podem se registrar através do site: www.aenaventures.com.