Aeroporto do Recife atinge em novembro índices superiores aos da pré-pandemia
É a primeira vez que o setor aeroviário ultrapassa números de 2019, o que significa um crescimento real de 4,34% no terminal
No mês de novembro, o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre bateu recorde para este mês, do qual é esperado entre pousos e decolagens, 5.917 voos. O número ultrapassa a quantidade de voos em 2019, época anterior à pandemia da Covid-19.
É a primeira vez que o setor aeroviário ultrapassa números de 2019, o que significa um crescimento real de 4,34% no terminal. A análise é feita pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur, a partir de informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Regionalmente, o Recife segue na liderança entre os Aeroportos do Nordeste. A previsão é de que a capital pernambucana opere com média de 197 voos diários, ficando na frente de Salvador, que deve ter média de 149 voos.
Leia também
• Passageiros quebram guichê de aeroporto após atraso de voo; veja vídeo
• Movimento de passageiros em aeroportos e rodovias aumenta no feriado
• Aeroporto recuperou 96% da movimentação pré-pandemia
O Aeroporto do Recife, para este mês de novembro, conta com a liberação da Anac para operar 35 destinos, sendo 34 nacionais e um internacional. Os voos são para as cidades de Aracaju, Aracati (CE), Belém, Brasília, Campina Grande (PB), Caruaru, Confins (BH), Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió, Manaus, Mossoró (RN), Natal, Palmas, Patos (PB), Petrolina, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e São José do Rio Preto), Campinas (SP), Ribeirão (SP), Serra Talhada, Teresina, Vitória e Uberlândia (MG). Para fora do Brasil, a ligação já em operação é para Lisboa, via TAP.
Pernambuco
Além do Aeroporto do Recife, outros terminais do Estado apresentaram incremento na malha aérea em novembro. Os bons números também alcançam os Aeroportos de Fernando de Noronha e Petrolina.
O equipamento aeroportuário do arquipélago terá média diária de oito voos (chegadas e partidas), o que totaliza 256 pousos e decolagens no mês.
A previsão para novembro é de 103% em relação ao mesmo período em 2020, durante a pandemia. Já em comparação a 2019, o número de voos previstos já alcança 91% do estimado à época.
Outra porta de entrada importante para o turismo de negócios e de lazer é o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, que passará a operar, neste mês, com 11 voos diários. O terminal tem 327 pousos e decolagens estimados para o período.