Aeroporto do Recife tem aumento de 11% na movimentação em junho
De acordo com a Secretaria de Turismo, terminal já registra 85% da movimentação pré-pandemia
O Aeroporto do Recife registrou, em junho de 2021, um aumento de 11% na movimentação de passageiros, em comparação ao verificado em maio deste ano.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Pernambuco, a partir de dados da Aena Brasil, administradora do terminal aéreo, em junho, o Aeroporto do Recife contabilizou 536.636 pessoas chegando e saindo.
O levantamento comparou ainda o resultado da movimentação de junho de 2021 com o mesmo período em 2019, um ano regular da atividade turística, antes da pandemia de Covid-19.
Leia também
• Trabalhadores aeroportuários são vacinados contra a gripe no Aeroporto internacional do Recife
• Aeroporto do Recife tem o voo mais procurado do Brasil em 2021
O Aeroporto dos Guararapes já alcança 85% da movimentação daquele ano, que resultou em 644.095 visitantes chegando e partindo.
Com destaque dado pelo governo à segurança sanitária, no contexto da pandemia de Covid-19, o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, ressalta a importância de mostrar ao mundo as atrações turísticas do Estado.
“Esta fase de retomada apresenta números bastante animadores. Pernambuco caminha cada vez mais rapidamente para a recuperação total do seu turismo. Com segurança, respeitando os protocolos sanitários, conseguimos dar continuidade ao nosso trabalho de revelar Pernambuco para o mundo e atrair turistas”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Em julho, a malha aérea do terminal já atende 34 destinos. Em 2019, no pico da malha, por causa das férias, eram 44, incluindo os destinos internacionais, que ainda estão parados, com exceção de Portugal.
O governo espera para breve o início das operações da ITA, nova companhia aérea nacional, no Recife
“Estes dados nos animam a seguir o trabalho de resgate da nossa malha aérea. Temos reuniões semanais com a Aena e com companhias aéreas para que cada vez mais voos sejam disponibilizados”, salienta o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista.
Voos
Em julho, o Aeroporto do Recife tem autorização da Anac para operar ligações diretas a 34 destinos, sendo 33 nacionais e um internacional.
Os voos partem para as cidades de Aracaju, Aracati, Belém, Brasília, Campina Grande, Caruaru, Confins, Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Manaus, Mossoró, Natal, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Campinas, Congonhas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Serra Talhada, Teresina, Uberlândia e Vitória.
Fora do Brasil, a operação é para Lisboa, capital de Portugal.
No período de janeiro a maio, o terminal da capital pernambucana foi responsável ainda pelo voo de maior ocupação do País. A rota Recife-Guarulhos contou com 537.318 passageiros no período.