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Airfryer, furadeira e robô aspirador: Magalu vai alugar para quem não quiser comprar

Empresa se responsabiliza por entregar aparelhos na casa dos clientes. Locação por sete dias tem preços a partir de R$ 10

Magazine LuizaMagazine Luiza - Foto: Divulgação

Sabe aquele aparelho doméstico que você comprou, usou apenas uma vez e depois virou um entulho dentro de casa? Uma pipoqueira elétrica, uma airfryer ou até mesmo uma furadeira? Pensando em novas soluções para seus clientes, o Magalu começa, a partir deste mês, a alugar produtos pelo site.

A partir de R$ 10, os usuários podem escolher um item para usar por sete dias. Estão disponíveis micro-ondas, consoles de videogame, robôs aspiradores e até mesmo assistentes de voz.

O projeto está sendo testado, a princípio, por inquilinos da Housi, plataforma de moradia por assinatura, em São Paulo. O objetivo é estender logo depois para todos os paulistas e, após dois anos, disponibilizar o serviço em outras cidades brasileiras.

O Magalu promete entregar no dia seguinte ao pedido e ainda fazer a coleta no final do prazo. No futuro, entretanto, os consumidores poderão optar por pegar os aparelhos nas lojas da varejista.

Antes de escalonar o negócio, a empresa está testando o tempo gasto para checar se o item foi entregue em boas condições e para higienizá-lo antes de ser alugado novamente. A ideia é que, caso o produto seja danificado ou não devolvido, o consumidor pague o preço de custo, com desconto da depreciação anterior.

Para desenvolver a novidade, a empresa pesquisou as tendências de mercado e descobriu que a economia compartilhada tem grande potencial. Segundo o diretor de experiência do cliente, Vinícius Porto, as pessoas têm se mostrado mais preocupadas em diminuir o consumo excessivo e reduzir o desperdício:

"Há uma projeção de que a economia compartilhada vá movimentar quase US$ 335 bilhões no mundo até 2025, com potencial de contribuir com 30% do PIB de serviço no Brasil. Ao invés de olhar isso como ameaça, vimos como oportunidade. Essa tendência já está consolidada em outros setores, as pessoas já alugam carros e roupas".

E acrescenta: "Nosso papel não é só vender produtos, mas também soluções. Buscamos olhar para itens de uso esporádico e alto desembolso. Uma furadeira, por exemplo, é usada em média uma hora ao longo de toda a sua vida útil".

O movimento também tem sido adotado por outras grandes marcas. Em março, a Apple anunciou que terá um serviço de assinatura, no qual, em vez de comprar, o cliente alugaria Iphones. A mensalidade seria paga via Apple ID.

Outra tendência estudada pelos especialistas do Magalu para desenvolver o novo braço da companhia é o futuro da moradia. Em grandes centros urbanos, além de os imóveis estarem cada vez menores, há menos moradores em cada uma delas.

"Pessoas com estilo de vida fluido têm morado em apartamentos cada vez menores, de até 50 m², que privilegiam o quarto e a sala. O resto fica do lado de fora, em espaços compartilhados. As pessoas não têm mais espaço para guardar tudo que compram", conta o diretor.

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