Logo Folha de Pernambuco

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Alckmin, após resultado da produção industrial: Setor assusta "fantasma da crise"

O resultado mensal da produção industrial foi divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Vice-presidente Geraldo AlckminVice-presidente Geraldo Alckmin - Foto: Fiesp/Divulgação

Após a produção industrial ter registrado aumento de 1,1% em setembro ante agosto, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira, 1º, em suas redes sociais que o setor está "assustando o fantasma da crise".

"Sextou, com S de 'surpresa!'", brincou Alckmin em uma publicação no X (ex-Twitter). Ele prosseguiu: "A nossa indústria está assustando o fantasma da crise. A produção industrial subiu 1,1% em setembro frente ao mês de agosto, na série com ajuste sazonal. Com isso, o setor industrial apontou crescimento de 3,1% de janeiro a setembro deste ano".

Na postagem, também há a imagem de um fantasma e de Alckmin dizendo em um balão de conversa: "Surpresa! Indústria cresceu de novo".

O resultado mensal da produção industrial foi divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta de 1,1% veio acima da mediana das estimativas de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que indicava um aumento de 1,0%. No acumulado do ano, o valor registrado foi um acréscimo de 3,1%.

De acordo com o gerente da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, André Macedo, a melhora da indústria se deve a um mercado de trabalho com maior incorporação de mão de obra, taxa de desocupação menor e massa de salários com crescimento. Ele afirmou também que houve melhora das condições de crédito, bem como queda na inadimplência.
 

Veja também

Anatel libera ativação do 5G no País inteiro 14 meses antes do prazo previsto
ATIVAÇÃO

Anatel libera ativação do 5G no País inteiro 14 meses antes do prazo previsto

Carrefour informa que cronograma de entregas de produtos de carnes bovinas foi retomado
RETOMADA

Carrefour informa que cronograma de entregas de produtos de carnes bovinas foi retomado

Newsletter