Logo Folha de Pernambuco

Arcabouço Fiscal

Alckmin diz que aprovação da urgência do arcabouço fiscal na Câmara mostra 'confiança' na proposta

Presidente em exercício afirmou ainda que conversas com partidos para cobrar fidelidade ajudou no resultado

Geraldo AlckminGeraldo Alckmin - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República em Exercício Geraldo Alckmin afirmou nesta quinta-feira que a aprovação da urgência para a votação do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados demonstra "confiança" na proposta. Alckmin afirmou ainda que acredita que o mérito terá o mesmo apoio no plenário e que é possível aprovar "rapidamente" a ancoragem.

O presidente em Exercício voltou a defender a aprovação da Reforma Tributária após a término da discussão sobre o novo arcabouço fiscal. Alckmin tem defendido que a reforma ocorra ainda neste ano para não perder o timing da discussão.

-- Acho que nós podemos aprovar rapidamente a ancoragem e em seguida uma outra reforma estruturante, que é a Reforma Tributária, que eu tenho defendido que precisa encerrar essa votação neste ano. Temos que aproveitar sempre o primeiro ano para reformas mais estruturantes -- afirmou.

Alckmin deu as declarações após evento no Palácio do Planalto pelo Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com a aprovação da urgência da votação do arcabouço fiscal, o projeto não precisará passar por debates nas comissões e irá diretamente a plenário, quando o mérito do projeto será analisado. A urgência do projeto foi aprovada pro 367 votos favoráveis e 102 votos contrários.

Alckmin afirmou ainda que o "diálogo" com os parlamentares sobre a proposta do marco fiscal foi "importante", assim como o "convencimento". Lula determinou que fossem feitas conversas com partidos que comandam ministérios para cobrar fidelidade da base, após a derrubada de trechos do decreto do saneamento.

Até agora, o governo já se reuniu com o PSB, PSD e com o MDB. Todos as três legendas comandam ministérios e deixaram de entregar votos a favor do governo.

--Tudo ajuda. Acho que o diálogo é muito importante e o convencimento. Acho que a proposta foi bem elaborada.

Veja também

Newsletter