Alckmin garantiu que regulamentação do Mover sai nos próximos dias, diz presidente da Anfavea
Segundo Leite, há grande expectativa dos fabricantes pela publicação da regulamentação
A indústria de automóveis aguarda a publicação nos próximos dias da regulamentação final do Mover, como é chamado o programa de incentivos a montadoras lançado no fim do ano passado.
São aguardadas definições de metas de eficiência energética e de reciclagem dos componentes dos carros a serem observadas pelas montadoras para que os carros paguem menos impostos. Carros menos poluentes vão pagar alíquotas mais baixas.
Presidente da Anfavea, a associação das montadoras, Márcio de Lima Leite disse hoje que não sabe exatamente a data, mas que recebeu do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também chefia o ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a garantia de que a regulamentação sai "nos próximos dias".
Leia também
• Sustentabilidade: Cooperativas de reciclagem do Recife contam com o interesse de empresas pelo tema
• Venda de veículos em outubro é a melhor em dez anos e Brasil supera Alemanha
• Brasil ampliará produção de pescados em reservatório de hidrelétricas
Segundo Leite, há grande expectativa dos fabricantes pela publicação da regulamentação, já que as empresas precisam conhecer as regras para levar adiante o ciclo de investimentos, que passa de R$ 130 bilhões.
Durante a apresentação dos resultados do setor referentes a outubro, o presidente da Anfavea falou também que a entidade tem sido cautelosa nas previsões para o ano que vem, a serem divulgadas em dezembro, em razão do aumento dos juros.
A expectativa no mercado é de que os juros de referência, a Selic, subam 0,5 ponto porcentual ao fim, nesta quarta, da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
"Quando falamos a médio prazo, há, sim, uma grande preocupação com a taxa de juros. Taxa de juros elevada não combina com a indústria. Naturalmente há um arrefecimento da indústria", comentou Leite.