trabalho

Alemanha vai facilitar imigração para atrair trabalhadores qualificados

País enfrenta escassez de mão de obra. Jovens especialistas nas áreas de tecnologia da informação e transição energética são os profissionais mais buscados

Bandeira da AlemanhaBandeira da Alemanha - Foto: Pexels

Com escassez de mão de obra, a Alemanha vai atenuar as regras de imigração de pessoas que não sejam cidadãos de nenhum país da União Europeia (UE). O objetivo é que a entrada de estrangeiros no mercado de trabalho alemão seja facilitada.

Devido ao envelhecimento da população, a maior economia da Europa enfrenta dificuldades para preencher postos diversos setores, como saúde, hotelaria, tecnologia e meio ambiente. No ano passado, aproximadamente dois milhões de vagas abertas não foram preenchidas.

Por isso, na última sexta-feira, uma reforma da lei de imigração foi adotada, implementando um sistema semelhante ao modelo canadense, baseado em pontos. A nova legislação teve apoio de deputados dos três partidos da coalizão governamental, os social-democratas, os verdes e os liberais. A oposição — os conservadores (CDU e CSU) e a extrema direita (AfD) — votaram contra.
 

O conhecimento do idioma, a experiência profissional, a idade e o relacionamento com o país passam a ser os principais critérios para aprovação do direito de viver na Alemanha e trabalhar lá. Também será menos burocrático para o imigrante obter a autorização de levar junto a sua família.

Em comunicado à imprensa, o vice-chanceler alemão e ministro da Economia, Robert Habeck, declarou que a escassez de mão de obra é um problema urgente e que a chegada de trabalhadores qualificados é importante para a economia local:

"As empresas estão esperando ansiosamente por eles", disse.

Habeck também disse que o país irá priorizar a entrada de jovens especialistas em tecnologia da informação ou em transição energética.

Veja também

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Canadá abre mercado para farelo de mandioca, macadâmia e erva-mate do Brasil
NOVOS MERCADOS

Canadá abre mercado para farelo de mandioca, macadâmia e erva-mate do Brasil

Newsletter