Logo Folha de Pernambuco

IATE

Alfa Nero: cresce o mistério sobre o megaiate de luxo abandonado no Caribe

Bilionário russo nega ser dono da embarcação que está atracada em Antígua e Barbuda. Governo do país deve vendê-la em leilão

Alfa NeroAlfa Nero - Foto: Divulgação/ Charter Index

O mistério sobre quem é o dono do superiate Alfa Nero, atracado em Antígua e Barbuda, no Caribe, se aprofundou depois que os advogados do bilionário russo Andrey Guryev disseram que seu cliente não é o dono da embarcação, o que fez com que o governo local avançasse com os planos de levá-la a leilão.

O país caribenho afirma que o Alfa Nero – um iate de luxo de 81 metros de comprimento que acomoda 12 pessoas e tem uma piscina infinita que se transforma em heliporto – pertence a Guryev, bilionário da indústria dos fertilizantes que enfrenta sanções internacionais. Mas os advogados do magnata de 62 anos em Londres reafirmaram que a embarcação não é dele.

“Como informamos às autoridades de Antígua, o Sr. Guryev não é proprietário nem controla o Alfa Nero e simplesmente usou o navio de vez em quando sob afretamento comercial desde 2014”, escreveu o representante legal do magnata russo.

O gerente do porto de Antigua, Darwin Telemaque, disse na terça-feira (28) que, se ninguém provar a propriedade do Alfa Nero até 31 de março, ele será forçado a levá-lo a leilão. A embarcação de luxo encontra-se abandonada no país caribenho há mais de um ano, desde o início da Guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Há “mais de um ano” que a marina vem pagando pesadas contas de combustível, eletricidade e alimentação para a tripulação de cinco pessoas, acrescentou Telemaque. O gabinete do primeiro-ministro considera o Alfa Nero uma embarcação abandonada e diz que a conta já passou de US$ 500 mil.

Agora, a maior preocupação é que o navio seja abandonado e obstrua o tráfego no porto mais movimentado de Antígua, disse Telemaque. A decisão de colocá-lo a venda visa a evitar incidentes futuros por falta de manutenção.

"Nossa indústria de iates é nossa maior fonte de receita marítima, maior até do que o negócio de cruzeiros. E temos que tomar todas as medidas possíveis para protegê-lo e não permitir que o navio se torne um fardo para o nosso país" afirmou Telemaque em entrevista por telefone.

Guryev, que tem um patrimônio de US$ 10,1 bilhões de acordo com o Bloomberg Billionaires Index, é o fundador e maior acionista da PhosAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes da Europa. Ele é alvo de sanções por parte dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia por seus laços com o Kremlin.

Atendendo a um pedido dos Estados Unidos, as autoridades de Antígua revistaram a embarcação no ano passado, operação que foi observada pelo FBI.

Veja também

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história
clima

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"
medidas fiscais

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"

Newsletter