mundo

Aliado de Putin assume cargo na maior empresa de tecnologia da Rússia

Alexei Kudrin foi ministro das Finanças por 11 anos, e até a semana passada estava à frente do Tribunal de Contas

Alexei Kudrin assume o cargo de consultor de empresa que já foi chamada de Alexei Kudrin assume o cargo de consultor de empresa que já foi chamada de  - Foto: Olga Maltseva/AFP

A maior empresa de tecnologia da Rússia, a Yandex, acaba de nomear um aliado de Vladimir Putin para o cargo de consultor de desenvolvimento corporativo. O nome à frente da vaga é Alexei Kudrin, ex-ministro das Finanças do país entre 2000 a 2011. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5), por meio do Telegram de Kudrin, no momento em que o Kremlin reforça o controle sobre o setor digital em pleno conflito na Ucrânia.

Ele acrescentou que trabalhará para "garantir o desenvolvimento sustentável e de longo prazo da empresa em todos os mercados, incluindo os internacionais".

Kudrin, 62 anos, anunciou na semana passada que deixaria o Tribunal de Contas.

O setor russo de novas tecnologias foi muito afetado pelas sanções ocidentais contra o país desde o início da ofensiva na Ucrânia. O Kremlin tenta desenvolver uma estratégia para substituir os gigantes ocidentais e seus produtos.

Kudrin foi ministro das Finanças de 2000 a 2011. Ele permaneceu muito próximo de Putin depois de deixar o governo.

Sua nomeação na Yandex ilustra a importância que o Kremlin atribui à empresa, um símbolo das novas tecnologias na Rússia, e seu desejo de reforçar o controle do grupo.

Consciente das questões provocadas por sua chegada à empresa, Kudrin declarou nesta segunda-feira que se esforçará para "ajudar a Yandex a preservar sua cultura única de gestão e tecnologia", para que continue "independente" e "a melhor da alta tecnologia na Rússia".

A Yandex está registrada na Holanda e tem subsidiárias na Europa, Reino Unido e Estados Unidos, mas a maior parte de seus negócios está na Rússia e em países de língua russa.

A empresa criou o principal mecanismo de buscas da Rússia e é uma presença dominante nos serviços de táxi e entregas em grande parte do mundo que utiliza o idioma russo.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter