Alguns dirigentes do Fed viram argumento plausível para corte de 25 pontos-base nos juros
No entanto, diretora Bowman votou pela redução de 0,25 ponto porcentual na taxa
Ata da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) realizada em 17 e 18 de setembro, divulgada nesta quarta-feira, 9, mostrou que "alguns" dirigentes observaram que havia um argumento plausível para um corte de 25 pontos-base na taxa de juros na ocasião.
Entretanto, apenas a diretora Michelle Bowman votou pela redução de 0,25 ponto porcentual na taxa. Os demais membros votantes optaram por uma redução maior, de 0,50 ponto porcentual.
Leia também
• Taxas de hipotecas residenciais caíram, mas continuam elevadas, diz Fed em ata
• Dirigentes do Fed consideraram que riscos às perspectivas de inflação diminuíram, diz ata
• Ouro fecha em queda, em meio a falas do Fed e expectativa sobre juros nos EUA
Observando que a inflação ainda estava um pouco elevada, enquanto o crescimento econômico permanecia sólido e o desemprego continuava baixo, alguns participantes analisaram que teriam preferido uma redução de 25 pontos-base do intervalo da meta nessa reunião, e alguns outros indicaram que poderiam ter apoiado essa decisão.
Vários dirigentes em questão disseram que uma redução de 25 pontos-base estaria de acordo com uma trajetória gradual de normalização da política que daria aos formuladores de políticas tempo para avaliar o grau de restrição da política à medida que a economia evoluísse.
Alguns participantes também acrescentaram que uma mudança de 25 pontos-base poderia sinalizar uma trajetória mais previsível de normalização da política.