Amazon lança portfólio de modelos de IA para competir com rivais
Embora Google, Microsoft e OpenAI tenham saído na frente na implementação de IA, a AWS permanece como líder de mercado em computação.
A Amazon apresentou, nesta terça-feira (3), um portfólio de modelos de Inteligência Artificial (IA), marcando seu movimento mais decisivo até o momento para competir com os grandes nomes da IA generativa, uma tecnologia que cresce a um ritmo acelerado.
Com o objetivo de fortalecer sua posição frente a empresas como Microsoft, Google, Meta e OpenAI, criadora do ChatGPT, a Amazon avançou para expandir sua presença no setor de IA. Até agora, com a Amazon Web Services (AWS), sua atuação estava amplamente limitada a oferecer acesso a modelos de outras empresas.
Embora Google, Microsoft e OpenAI tenham saído na frente na implementação de IA, a AWS permanece como líder de mercado em computação em nuvem, um recurso essencial para executar ferramentas e produtos de IA.
"Dentro da Amazon, temos cerca de 1.000 aplicações de IA generativa em operação e uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados pelos desenvolvedores de aplicações", afirmou Rohit Prasad, vice-presidente sênior responsável pelos projetos de IA da empresa.
"Os nossos novos modelos Amazon Nova foram projetados para ajudar a superar esses desafios", acrescentou.
O portfólio Amazon Nova inclui seis modelos de IA que realizam tarefas que vão desde a criação de textos até a geração de vídeos. A empresa destacou que esses modelos são pelo menos 75% mais baratos que opções equivalentes disponíveis nos servidores da AWS e mais rápidos que modelos similares.
Leia também
• Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic
• Amazon vai fechar o Freevee, serviço de streaming de vídeo gratuito e bancado por publicidade
• Amazon supera previsão com lucro líquido de US$ 15,33 bi no 3º trimestre
Entre os modelos apresentados, estão o Nova Micro, voltado para processamento rápido de texto, o Nova Lite, destinado a tarefas multimídia básicas, e o Nova Premiere, previsto para lançamento no início de 2025, que se concentra em raciocínio complexo.
Os modelos suportam 200 idiomas e podem ser personalizados com dados proprietários dos clientes, uma funcionalidade que a Amazon espera atrair desenvolvedores especializados em IA.
Além disso, há dois modelos voltados para conteúdos criativos: o Nova Canvas, para geração de imagens, e o Nova Reel, para criação de vídeos.
A Amazon também destacou as medidas de segurança integradas nesses novos modelos, que estarão disponíveis através do serviço Bedrock da AWS e contarão com políticas de uso e limitações específicas.