Amazon leva Alexa para a rua preocupada com a privacidade
Empresa americana lança seu primeiro fone de ouvido no Brasil de olho em "recursos" como localização e histórico de gravações
A Amazon lança, nesta quarta-feira (16), no Brasil seu primeiro fone de ouvido trazendo as preocupações com a privacidade para o centro de seu lançamento. Isso porque é a primeira vez que a companhia americana vai levar a Alexa, sua assistente de voz, para fora de casa.
O tema de privacidade na empresa ganhou ainda mais força no último fim de semana com o novo comercial da companhia por conta do Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos do mundo. Protagonizado pela atriz Scarlett Johansson e seu marido, o comediante Colin Jost, o filme mostra a Alexa lendo mentes e se antecipando aos desejos do casal.
Hoje, a Alexa, um sistema de inteligência artificial da Amazon, está presente em diversos produtos dentro de casa, como televisores e os próprios equipamentos vendidos pela companhia, chamados de Echos, que já somam 18 itens diferentes em comercialização no Brasil.
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Assim, de olho nos consumidores preocupados com a privacidade, os novos produtos, batizado de "Echo Buds", vem com a capacidade de silenciar o aplicativo Alexa, além de ter a possibilidade de visualizar e excluir as gravações de voz e seu histórico.
— Os fones são desenvolvidos com múltiplas camadas de proteção e controles de privacidade — diz Talita Bruzzi Taliberti, country manager de Alexa no Brasil.
Além disso, o usuário consegue apagar ainda o histórico de localização do produto, por exemplo. O novo fone vem com três microfones que permitem ajudar no reconhecimento de voz.
O especialista em segurança Jonatham Carneiro, da UFRJ, acredita que as notícias recentes em torno do volume de informações que a Alexa consegue captar despertou uma preocupação de parte dos consumidores. Por isso, ele acredita que esse tema entrou no centro de preocupação da companhia para não perder clientes.
— É importante que as empresas tragam esse tema e expliquem que o consumidor pode restringir o uso de seus dados. Se ela não faz isso, o concorrente pode fazer — disse ele.
Os novos fones vão custar entre R$ 899 e R$ 999 e poderão ser usados de forma integrada com o celular. Vão ter um funcionamento semelhante com os equipamentos da marca, nos quais o consumidor pode ativar rotinas, criar lembretes e pedir para fazer ligação com o celular no bolso.
Segundo Jacques Benain, gerente-geral para dispositivos na Amazon Brasil,o novo produto marca uma nova fase da Alexa no Brasil, que ganhou versão em português há dois anos.— É a primeira vez que estamos lançando um produto com Alexa voltado para a mobilidade — lembrou ele.