Amazon quer vender espaço livre em aviões de carga para compensar desaceleração de vendas
Com uma frota de cem aviões, empresa pensar em usar estratégia para aumentar lucros em momento de redução o ritmo das compras on-line
A Amazon está tentando vender o espaço livre em seus aviões de carga, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, em seu mais recente esforço para se ajustar a uma desaceleração no crescimento on-line depois de uma rápida expansão na pandemia.
A varejista de comércio eletrônico, que tem uma frota de cerca de cem aviões nos Estados Unidos e na Europa, contratou nos últimos meses executivos com experiência em marketing de espaço de carga para companhias aéreas.
O esforço é a mais recente manobra para lidar com a desaceleração das vendas on-line e uma economia frágil que pode estar à beira da recessão, incluindo sublocação do excesso de espaço no armazém e eliminando cerca de dez mil empregos.
As possibilidades incluem encher jatos vazios voltando do Havaí e do Alasca com abacaxi e salmão, de acordo com pessoas a par das negociações. Um porta-voz da Amazon, procurado pela Bloomberg, preferiu não comentar sobre os planos da empresa.
O plano de longo prazo para a Amazon Air não mudou, apesar da turbulência atual, disse uma fonte, que pediu para não ser identificada porque as discussões são confidenciais. A pressão para ganhar dinheiro com o espaço não utilizado a bordo de seus jatos está aumentando à medida que a empresa busca aumentar os lucros em um período de crescimento mais lento da receita, disse outra pessoa.
A Amazon inaugurou o serviço de carga aérea em 2016, gerando especulações de que acabaria criando uma rede de entrega noturna para rivalizar com a United e a FedEx.
A Amazon Air opera em aeroportos regionais menores perto de seus armazéns em todo o país, ajudando a empresa com sede em Seattle a mover rapidamente o estoque para atender entregas de um e dois dias.
O objetivo final da empresa confundiu os especialistas do setor, que escreveram relatórios conflitantes sobre as ambições da Amazon. O rápido crescimento em seus primeiros anos e um investimento de US$ 1,5 bilhão em um hub no Aeroporto Internacional de Cincinnati/Norte do Kentucky alimentaram a especulação de que a empresa estava se tornando um serviço noturno de encomendas.
Outros investidores disseram que a Amazon continua muito tímida em relação a operadoras maiores como FedEx e UPS, que têm mais aviões e mais conexões de voos que não se sobrepõem ao principal negócio de varejo online da Amazon.
A demanda por carga aérea esfriou este ano e deve cair novamente em 2023. A IATA, grupo comercial de companhias aéreas, projeta que o setor gerará vendas de US$ 149,4 bilhões, cerca de US$ 52 bilhões a menos que em 2022, mas ainda US$ 48,6 bilhões a mais que em 2019.
Frota terá mais dez cargueiros em 2023
Os voos da Amazon em setembro cresceram em ritmo mais lento desde o início da pandemia, de acordo com pesquisadores do Instituto Chaddick para Desenvolvimento Metropolitano, da Universidade DePaul, que monitoram os voos da Amazon Air desde 2020.
Apesar da desaceleração da demanda, a Amazon anunciou em outubro que adicionaria dez cargueiros Airbus A330-300 a partir do próximo ano por meio de uma parceria com a Hawaiian Airlines.
A Amazon também planeja cortar sua frota ao não renovar alguns arrendamentos de aeronaves com o Grupo de Serviços de Transporte Aéreo, disseram duas das pessoas.
Mesmo as maiores transportadoras de carga estão apertando os cintos à medida que os consumidores retomam os hábitos de consumo pré-pandemia, o que diminui a pressão sobre o setor de transporte marítimo.
A FedEx revelou, em 20 de dezembro, planos para cortar US$ 3,7 bilhões em despesas no próximo ano, com os cortes de custos.