IA

Amazon remove livros que teriam sido criados por inteligência artificial em nome de escritora

Tìtulos estavam listados no site da varejista e imitavam obras de Jane Friedman

Logo da AmazonLogo da Amazon - Foto: Ina Fassbender / AFP

A Amazon removeu cinco livros que foram criados pela inteligência artificial e publicados sob o nome da escritora Jane Friedman sem sua autorização. Os livros estavam listados no site da varejista e no Goodreads, de propriedade de Amazon.

A autora afirmou ao jornal britânico The Guardian que o episódio "era como uma violação, porque é material de baixíssima qualidade com o meu nome".

Escritora e professora, Jane já escreveu diversos livros sobre o mercado editorial. Os títulos escritos pela IA, inclusive, imitavam as suas obras.

“Este livro oferece estratégias práticas, dicas e técnicas para ajudar os escritores a otimizar seu processo de escrita, acelerar o cronograma de publicação de e-books e maximizar seu potencial de ganhos”, dizia a sinopse de um dos livros falsos.

O que diz a Amazon
Ao The Guardian, um porta-voz da Amazon informou que a empresa tem “diretrizes de conteúdo claras que regem quais livros podem ser listados para venda”.

“Investigamos prontamente qualquer livro quando uma preocupação é levantada. Agradecemos o feedback da autora e trabalhamos diretamente com os autores para resolver quaisquer problemas levantados. Investimos fortemente para fornecer uma experiência de compra confiável e para proteger clientes e autores contra o uso indevido de nossos serviços”, concluiu.

Veja também

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil
MERCADO

Aumento da demanda global por minerais estratégicos favorece o Brasil

Newsletter