Logo Folha de Pernambuco

Sustentabilidade

Ambev fecha acordo para comprar mil veículos elétricos

Aquisição faz parte do compromisso da empresa para diminuir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025

Caminhão elétrico adquirido pela AmbevCaminhão elétrico adquirido pela Ambev - Foto: Divulgação/Assessoria

O debate sobre a emissão de gás carbônico no meio ambiente vem sendo levantado por empresas que buscam soluções sustentáveis para os seus negócios. Buscando contribuir com a questão, a Ambev fechou parceria com a startup Fábrica Nacional de Mobilidades (FNM) para o desenvolvimento de mil veículos elétricos, como caminhões e vans, previstos para estarem nas ruas até o fim de 2023 trabalhando na entrega de bebidas da Ambev. Como resultado da ação, cada caminhão elétrico deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano.

A FNM foi uma das finalistas da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019, com esse projeto. Desde então, as empresas vêm trabalhando em conjunto para entregar soluções eficientes para a logística da Ambev. Para o projeto, a FNM realizou contrato inédito de cooperação técnica e industrial com a Agrale, a única fábrica de veículos 100% brasileira e, junto a Ambev, potencializaram os investimentos em tecnologias limpas para caminhões e outros veículos.

“É motivo de muito orgulho para todos nós ver o projeto de uma startup brasileira se concretizar. Uma inovação que surgiu aqui no Brasil, com muitas colaborações e parcerias e que resultou em um veículo com tecnologias de ponta que agora poderá ser exportado para outros países e outras empresas interessadas” diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.

Após testes na sede da fábrica da FNM, que fica dentro da fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), os caminhões vão começar a rodar. O veículo piloto terá autonomia de até 100km por dia e a recarga total dos caminhões será feita por “Wallbox com tomadas CCS2” em até quatro horas, conectadas na rede de 380 Volts nos próprios centros de distribuição da Ambev, espalhados pelo Brasil, e que já operam com energia solar.

“Para entregar esse serviço, realizamos um anteprojeto para definir as necessidades de cada cliente, como é o caso da Ambev, sempre aliando produtividade com redução de custos - em modelo de negócio baseado em contratos de pré-vendas, com planilha aberta e pagamento antecipado”, disse Ricardo Machado, CEO da Obvio! + FNM.

Essa união fará com que a Ambev já tenha contratado metade da frota de caminhões para rodar com energia limpa até 2023 e, portanto, com emissão zero de carbono. Esta iniciativa faz parte de um compromisso assumido pela empresa em 2018 para reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025.

Veja também

Newsletter