Logo Folha de Pernambuco

Combustíveis

André Mendonça atende pedido do governo e derruba decisão do Confaz sobre ICMS do diesel

Ação da AGU buscava suspender decisão que driblou a criação de alíquota única. Litro do combustível já subiu 111% desde o início do governo

André Mendonça, nomeado por Bolsonaro ao STFAndré Mendonça, nomeado por Bolsonaro ao STF - Foto: José Dias/PR

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a um pedido feito pelo governo federal nesta sexta-feira (13) e deu uma decisão liminar para derrubar a decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) sobre a política de ICMS dos estados sobre o diesel.

Na ação, a AGU pede que o Supremo suspenda o convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que definiu a alíquota de ICMS sobre o diesel.

Para dar a liminar, o ministro levou em consideração  "a proximidade de vigência do novo modelo, considerando ainda que a complexidade e relevância da questão justifica a urgência para que, a partir de tal decisão, se dê início imediato à construção de uma solução efetiva, perene e consentânea com os parâmetros constitucionais reguladores da matéria".

"Ademais, a relevância e urgência da questão parece-me clara ao se verificar que tanto o Chefe do Poder Executivo - autor da presente demanda -, quanto o Chefe do Poder Legislativo federal - que instou o CONFAZ a reanalisar a questão por meio do Ofício suso mencionado -, ocupam-se da matéria, manifestando-se, cada um à sua maneira, pela necessária superação do status quo, inalterado pela norma vergastada", diz o ministro no despacho.

No pedido apresentado ao Supremo, a AGU ainda afirma que "a monofasia e o princípio da uniformidade devem ser observados por todos os entes federativos na imposição fiscal do ICMS-Combustíveis".

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em redes sociais que iria à Justiça contra os estados.

"Esperamos aqui redução de preço. Vamos ter que recorrer à Justiça. Sabemos que quando eu recorro é quase impossível eu ganhar, isso quando se coloca em votação", afirmou Bolsonaro na em sua live semanal, em algo que pode ser entendido como uma crítica indireta à Justiça ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja também

Relatório bimestral será divulgado às 17h30, informa Ministério do Planejamento
RELATÓRIO BIMESTRAL

Relatório bimestral será divulgado às 17h30, informa Ministério do Planejamento

Novo terminal em Suape pode aumentar em 40% comércio internacional de Pernambuco, diz ministro
LANÇAMENTO

Novo terminal em Suape pode aumentar em 40% comércio internacional de Pernambuco, diz ministro

Newsletter