iluminação pública

Aneel abre consulta para mudança textual em resolução sobre custeio do serviço de iluminação

Emenda inclui custeio, expansão e melhoria do serviço de iluminação pública e de sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos

Sede da Aneel - órgão regulador entendeu ser necessário adequar a norma para contemplar a mudança constitucional da Reforma TributáriaSede da Aneel - órgão regulador entendeu ser necessário adequar a norma para contemplar a mudança constitucional da Reforma Tributária - Foto: Aneel/Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 27, a abertura de consulta pública para discutir alteração textual em dispositivos da Resolução Normativa nº 1.000, especificamente sobre o ponto de custeio do serviço de iluminação pública.

A consulta será aberta na próxima quarta-feira.

O órgão regulador entendeu ser necessário adequar a norma para contemplar a mudança constitucional da Reforma Tributária.

A Emenda Constitucional nº 132, de 20 de dezembro de 2023, incluiu que os municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, "na forma das respectivas leis, para o custeio, a expansão e a melhoria do serviço de iluminação pública e de sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos".

"Ressalta-se que as alterações propostas são exclusivamente textuais", aponta a Aneel.

"Não afetam o mérito dos dispositivos nem os instrumentos celebrados entre distribuidoras e municípios para arrecadação da contribuição", acrescenta.

Atualmente a resolução da Aneel se refere a essa contribuição na nomenclatura anterior, "contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública".

As sugestões poderão ser enviadas até dia 21 de outubro.

Veja também

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Panamá cumpriu legislação para sair das listas de paraísos fiscais, diz presidente
Paraíso Fiscal

Panamá cumpriu legislação para sair das listas de paraísos fiscais, diz presidente

Newsletter